Tetê Monteiro

    Terezinha do MeninoJesus, mais conhecida como TetêMonteiro, nasceu em Ibertioga,Minas Gerais, em 29 de setembro de 1971. Mudou para a capital mineira e estudouComunicação Social com ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de BeloHorizonte (Uni-BH). Também cursou MBA em Jornalismo Econômico na FundaçãoArmando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo (SP).

    O primeiro emprego no jornalismo foicomo estagiária na Assessoria de Comunicação dos Correios, em Belo Horizonte.Posteriormente, atuou como redatora  eprodutora na Rádio Transamérica e fez estágio na área decomunicação da Fiat.

    Em 1996, já formada, atuou comorepórter do caderno de Veículos do Jornal O Tempo, onde permaneceu por quatro anos. Nessaépoca chegou a cobrir, por três anos consecutivos, o Salão Internacional deAutomóveis. Também trabalhou como redatoranos cadernos de Cidades e Política.

    No ano 2000, atuou brevemente comoAssessora na Link Comunicação Empresarial, quando, então, mudou para São Paulo,onde passou a trabalhar como repórter e produtora da Globonews. Nessa época, também fez a produção do programa Bom Dia Brasil, na Globo São Paulo.

    Entre 2006 e 2007, foi Editora daRevista Encontro.

    De volta à capital mineira, em 2007, foiconvidada a assumir o cargo de Subeditora do Jornal Aqui BH, do Grupo DiáriosAssociados (DA).

    Em 2010, foi transferida para aeditoria de Economia do Jornal Estado de Minas, também do DA, onde, desde então, segue como Subeditora.

    Acumula prêmios de destaque nocurrículo, tais como: Prêmio Embratel de Televisão e Prêmio Ethos de Jornalismo,ambos em 2003, com a série Agro; Prêmio SOS Mata Atlântica e Conservação Ambiental(2004), mérito que dividiu com o colega jornalista André Trigueiro; Prêmio RedeGlobo de Jornalismo, pela produção da série sobre os Jogos Olímpicos em Atenas(2004); e o Prêmio SEBRAE-MG de Jornalismo (2010), com o projeto Na Real, doEstado de Minas.

    Dentre os trabalhos que marcaram acarreira, destacam-se: a cobertura da invasão das tropas americanas noAfeganistão, em 2001; a produção da primeira entrevista com o Lula, então eleitoPresidente da República na época (2002); a cobertura da Conferência das NaçõesUnidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em São Paulo (2004); e asentrevistas que fez com Carlos Slim, empresário mexicano do ramo da comunicação.

     

     

    Atualizado em 02 de março de 2012- Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pelaprópria jornalista.