Teresa Raquel Bastos

    Teresa Raquel Bastos possui bacharelado em Comunicação e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, desde 2013. Pela Escola Belas Artes cursa bacharelado em Mídias Sociais Digitais focado em Estudos de tendências de consumo, comunicação, redes sociais e marketing, todas estas áreas com moda como plano de fundo, com conclusão prevista para 2016

    No início da trajetória no Jornalismo em novembro de 2011 foi estagiária de Comunicação no São Paulo Turismo entidade do SPTuris responsável por ações de turismo da cidade de São Paulo. Lá produzia reportagens e diagramação do folhetim de comunicação interna para funcionários da SPTuris; elaboração de newsletter com o programa Dreamwave; assessoria e cobertura do Carnaval de São Paulo 2012, auxilio em assessoria de comunicação do órgão e a atualização dos sites Cidade de São Paulo e Anhembi. 

    Atuou como freelance para o Banco de Notícias na assessoria do evento Piauí Sampa, edição 2012, organizado pelo SEBRAE-PI em São Paulo.

    Ainda em 2012 e também freelance auxiliou na publicação de matérias do site Harper's Bazaar Brasil antecipando as informações sobre o São Paulo Fashion Week Verão 2013.

    Tendo como foco a especialização em jornalismo online, conteúdo multiplataforma e métricas em geral (Analytics e social media), foi estagiária de conteúdo para o Mobly – e-commerce de venda de móveis e objetos de decoração do país. Para o portal criou informação sobre os produtos ofertados utilizando técnicas de SEO e redação publicitária.

    Por quase cinco anos comandou o site Rugby de Calcinha que criou em 2009. O site foi site do rugby feminino do Brasil, indicado duas vezes seguidas para o Troféu Brasil Rugby 2012 e 2013 na categoria Mídia Especializada, prêmio do órgão máximo do rugby no Brasil – CBRu.

    Teresa foi a única mulher brasileira integrante da Pan American Rugby Writers Membership, associação de jornalistas de rugby das américas. Para o site internacional produziu reportagens especiais, cobertura de eventos, edição de imagens, coordenação de equipe com 12 integrantes, relacionamento com público especializado e ações em redes sociais.

    Em março de 2014 passou a repórter da revista e site Globo Rural e Globo Rural Online da Editora Globo, em São Paulo. Focados em temas do agronegócio para a fidelização de público e produção de conteúdo para as mídias sociais da marca, com o uso de palavras-chave para SEO nas postagens do site. Acompanhamento da audiência via Analytics.

    Em 22 de outubro a Associação Brasileira das Empresas Aéreas divulgou os vencedores da 3ª edição do Prêmio ABEAR de Jornalismo 2015 e destacou na categoria Cargas, a reportagem vencedora foi Brasil vende Guzerá leiteiro por avião para o Senegal, de Teresa Raquel Bastos, do Globo Rural. Ao retratar os desafios logísticos da atividade cargueira por via aérea aplicada à indústria agropecuária, a matéria revela contribuição da aviação para o desenvolvimento econômico do país, mostra os diferenciais desse tipo de transporte e conta ainda histórias curiosas dos personagens entrevistados.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/in/teresaraquelbastos

    http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Boi/noticia/2015/01/brasil-negocia-guzera-leiteiro-com-o-senegal.html

    http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2013/12/expediente-globo-rural.html

    www.cidadedesaopaulo.com

    www.anhembi.com.br ;