Sônia Araripe

    Sônia Araripe é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.

    Trabalhou no Jornal do Brasil por três vezes ao longo de sua carreira, totalizando 14 anos, tendo como suas referências – dentre outros – os jornalistas Miriam Leitão, Ricardo Boechat, Augusto Nunes, Ancelmo Góis, Wilson Figueiredo, José Casado, Ricardo Bueno, Luiz Cesar Faro, Coriolano Gatto, Cristina Calmon, Suely Caldas, Cristina Konder, Cláudia Reis, Arnaldo César e Altair Thury – todos seus editores.

    No JB foi repórter, colunista, editora de Economia e Editora Executiva. Teve passagens pelas redações do Jornal do Commércio, O Estado de S.Paulo, O Dia, revistas Conjuntura Econômica e Forbes Brasil e Agência Broadcast. Passou ainda pelo Ilha Notícias e assessorias de imprensa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Vale e da CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros. Tem MBAs em Comunicação Empresarial pela PUC-Minas e em Jornalismo Ambiental, pela FGV-Rio.

    Fez várias reportagens especiais como a última entrevista com Sergio Vieira de Mello, poucos dias antes dele morrer em atentado a bomba em Bagdá e também a série, junto a equipe, denunciando o esquema fraudulento liderado pelo megaespeculador Naji Nahas no mercado acionário. Tem vários prêmios jornalísticos como Prêmio White Martins; Prêmio Corecon-RJ; Prêmio Apimec-RJ; Prêmio Abraciclo, Prêmio Abal e Prêmio Yara.

    Em outubro 2007 depois de passar um período trabalhando no jornalismo corporativo criou Plurale em site e Plurale em revista com um projeto de mídia independente, ao lado do jornalista Carlos Franco. Reuniu uma equipe de jornalistas da área de economia da grande imprensa, formou uma rede de colunistas, correspondentes internacionais (Estados Unidos, Bélgica, Argentina e Japão) e diversos parceiros corporativos para abordar e discutir temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e cidadania.

    Sônia segue em setembro de 2014 como diretora de Plurale em revista e Plurale em site, baseada no Rio de Janeiro, enquanto Carlos fica na direção em São Paulo.

    Com a expertise acumulada, Sônia tem sido convidada para ministrar Medias Trainings e prestar consultorias na área de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade. É casada com Newton Meyohas, tem três filhos, dos quais a mais velha, Isabella Araripe, seguiu a carreira de Jornalismo, tendo se formado na PUC-RJ e atualmente trabalha nas mídias sociais de O Globo.

    Na 'Galeria' do perfil da Sônia estão vídeos de entrevista que ela concedeu e links que levam a informações sobre o trabalho que ela realiza.

     

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    www.plurale.com.br

    http://www.plurale.com.br/site/colunistas-plurale.php

    Entrevistas: http://rts.ibict.br/entrevistas/sonia-araripe-criadora-da-revista-plurale/

    file:///C:/Users/Sonia/Downloads/2013-11-29-1-papo-reto.pdf

    https://www.youtube.com/watch?v=d6UXNu4Qd9I (parte 1)

    https://www.youtube.com/watch?v=qhpP_Oy3C4s (parte 2)

    http://www.plurale.com.br/site/noticias-detalhes.php?cod=12533&codSecao=6