Solange Freitas

    Solange Freitas nasceu em Santos, litoral paulista, onde mora e se formou em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos.

    Seu primeiro emprego foi na extinta TV Litoral. Trabalhou muitos anos em outras emissoras antes de chegar na TV Tribuna.

    Na TV Tribuna Santos, afiliada da Rede Globo, na Baixada Santista trabalha desde 2005. Traz na bagagem inúmeras coberturas. É umas das principais repórteres da emissora. Além das coberturas regionais, algumas reportagens são exibidas na rede nacional com links ao vivo para o Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional.

    Durante a trajetória na emissora duas reportagens foram marcantes. Em 2014 cobriu em Itaoca, no Vale do Ribeira, os transtornos causados pelas chuvas. Quando chegou lá, encontrou uma cidade destruída. Na cidade com uma população de 3 mil pessoas, 22 pessoas morreram nessa tragédia. Sobre a cobertura contou: “Comecei a andar e só via destruição. Bairros sumiram. Foi muito marcante. Fiquei uma semana lá trabalhando de manhã, à tarde e à noite”. Esta foi a primeira de Solange para o Jornal Nacional. Outra reportagem inesquecível foi antes, em fevereiro de 2012. A menina Grazielly de três anos foi morta por um jet sky desgovernado, pilotado por um adolescente, em Bertioga (SP).

    Cobriu também durante o Campeonato Mundial – Copa do Mundo, a seleção da Bósnia que ficou hospedada e treinou em Guarujá, no Litoral de São Paulo.

    Em entrevista exclusiva para o blog Jornalismo no Foco, Solange, falou sobre a profissão do Jornalista e a obrigação do Diploma para exercício da profissão.

    Solange tem um blog Diário de uma repórter onde faz um ‘diário de bordo’ de suas principais coberturas. Apresenta as situações mostrando a dificuldade de cada cobertura para a atuação do repórter sem deixar de explicar a notícia e seus desdobramentos.

    Algumas das reportagens de Solange Freitas podem ser vistas também na GloboNews.

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/tvtribuna?_rdr=p

    https://twitter.com/g1santos

    https://twitter.com/solangefreitas

    https://www.facebook.com/solange.freitas.58726