Sílvia Poppovic

    Silvia Poppovic nasceu em São Paulo, capital, faz aniversário em 25 de janeiro. Formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP. Iniciou sua carreira na imprensa escrita e logo foi para a televisão.

    Em 1979, iniciou na TV Tupi. No ano seguinte, foi para a TV Globo, onde editou e apresentou o Globo Rural, um programa com notícias sobre a vida no campo, agronegócio, empreendimentos rurais, criação de animais e agricultura. Passou algum tempo no Jornal da Globo e fez entrevistas de sábado para o Jornal Hoje, nos anos 1980.

    Em 1981, atuou pela Editora Abril na TV Gazeta de São Paulo ao lado de Paulo Markun, o programa São Paulo na TV, que era um misto de telejornal, utilidade pública e variedades.

    A partir deste início escolheu a televisão como principal veículo de sua trajetória na imprensa. Passou pela TV Cultura e TV Record, onde comandou o Jornal da Record e o programa São Paulo à Tarde.

    Em 1986, foi contratada pela TV Bandeirantes. No mesmo ano estreou o programa de debates Canal Livre. Ficou na emissora até 1990 quando passou a se dedicar à campanha eleitoral de Ulysses Guimarães, então candidato à Presidência da República.

    Na televisão SBT apresentou um programa semanal com seu nome, que debatia temas da atualidade, recebendo convidados. A partir de 1992 o programa passou a ser transmitido pela TV Bandeirantes.

    Lançou o Silvia Poppovic e Você, livro de autoajuda, que permaneceu durante todo o ano como um dos mais vendidos, segundo a revista Veja. Lançado em 2001 pela editora Mandarim a obra trata de assuntos diversos do dia e segundo a sinopse é “um livro para ler, refletir, se divertir e tirar lições de vida. Nada de conselhos ou receitas prontas, mas pistas para descobrir para onde aponta a realização pessoal”.

    Ficou três anos afastada da televisão e do jornalismo. Retornou em 2005, para comandar na TV Cultura o programa Silvia Poppovic, que abordava assuntos como qualidade de vida e saúde e era exibido semanalmente para todo o Brasil. Na época também fazia participações no programa Roda Viva.

    De volta à Band estreou em 23 de março de 2009 o programa Boa Tarde que ficou no ar até outubro daquele mesmo ano, para todo estado de São Paulo. Na mesma emissora foi escalada para o programa Dia Dia que comandou até março de 2010, quando retornou ao Boa Tarde. As transmissões do programa foram substituídas por eventos esportivos a partir de julho e nunca mais voltou ao ar.

    Perto de completar 36 anos de carreira, em 2012, se desligou da emissora. Havia ficado na TV Bandeirantes por quatro anos, desde 2008.

    Em outubro de 2015 Silvia Poppovic estreou no Mundo Positivo em uma parceria. No canal passou a responsável pelo canal Fala, Silvia, dentro da editoria de Comportamento do site. Além disso, assumiu uma coluna em vídeo sobre assuntos variados, intitulada Já Pensou Nisso?.

    No mesmo mês estreou na Jovem Pan substituindo Rachel Sheherazade.  Sobre o novo desafio disse ela à coluna de Flávio Ricco, no UOL: “Estreio na próxima 3ª.feira (3/11), assim que chegar de viagem! Estou animada com a nova experiência e acho que vai ser muito bom ancorar o tradicional e querido Jornal da Manhã”. Sheherazade deixou a rádio em dia 19 de outubro de 2015.

    É filha da pedagoga e educadora Ana Maria Poppovic, casada com o endocrinologista Marcello Bronstein e tem uma filha adolescente, Ana, nascida em 2000.

     

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/in/silvia-poppovic-87573123

    https://www.youtube.com/user/canaljapensounisso

    https://www.youtube.com/user/canaljapensounisso

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/silvia-poppovic-substitui-rachel-sheherazade-na-jovem-pan

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/silvia-poppovic-estreia-no-mundo-positivo-br