Sergio Zalis

    Sergio Zalis, apaixonado por fotografia, estudou na Escola Nacional de Belas Artes da Holanda, Rijsakademie van Beeldende Kunste, em Amsterdam.

    Desenvolveu fotografia como arte. Em 2013 participou de duas exposições na Abril, a primeira com uma foto do cantor Cazuza e a segunda, só dele, com fotos que ele tirou do Rio de Janeiro.

    Apaixonado por fotografia e imagem diz que “seu maior prazer é conseguir um boa capa semanalmente” nas edições semanais da revista Contigo, onde Sergio Zalis é diretor de redação

    Zalis foi o editor e fotógrafo do livro-álbum Rio de Janeiro Vista do Céu, 1905/2005, lançado em 2005 pela Editora Caras. A obra reúne mais de 300 fotografias com as mais belas imagens da Cidade Maravilhosa vista do alto. E ainda faz a comparação das imagens atuais da cidade com as fotos áreas antigas.

    A bordo de um zepelim, foram dez voo, o fotógrafo Sergio fez registros do Rio de norte a sul. A publicação é uma parceria de Zalis com o fotógrafo Pedro Karp Vasquez, colecionador aficionado de fotos antigas.

    Em alguns casos, Zalis chegou a clicar trechos da cidade em ângulos muito próximos dos originais em preto-e-branco, boa parte deles feita na primeira metade do século passado por profissionais como Augusto Malta e Raul Brandão.

    Entre as imagens está o Aterro do Flamengo. A imagem captada por Zalis contrasta com a de uma foto de 1920, quando a Baía de Guanabara banhava o sopé do Morro da Viúva. Um aspecto negativo é verificar a mudança provocada no cenário da zona portuária após a construção do elevado da Perimetral. As imagens desertas de Leblon, Ipanema e Barra são impactantes colocadas lado a lado com as fotos atuais.

    Além das fotos comparativas, o livro traz ainda registros quase desconhecidos para boa parte dos cariocas. “A parte da Barra é muito interessante. Descobri praias que não conhecia no trecho até Sepetiba, algumas isoladas, sem acesso por carro”, diz Zalis. E conclui “O Rio ainda merece elogios. De alto a baixo”. O livro está esgotado nas livrarias.

    No livro Nostalgia do corpo – objetos relacionais de Lygia Clark, Sérgio assina as fotografias.

    Sérgio atuou também na revista Contigo em no Rio de Janeiro, antes de seguir para São Paulo. Mas, conforme diz “Sempre que pode, ele retorna à cidade maravilhosa para curtir suas caminhadas no Jardim Botânico”. Na trajetória pela imprensa passou pela Rede Globo, Jornal do Brasil, Danowski Design, jornal O Globo e Editora Bloch.

     

     

    Atualizado em dezembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://contigo.abril.com.br/especiais/48-anos/quem-faz.shtml

    http://contigo.abril.com.br/blog/por-dentro-da-contigo/files/2010/08/blog-Sergio-Zalis-PC.jpg

    https://www.facebook.com/szalis

    http://www.linkedin.com/pub/sergio-zalis/8/760/b96