Sérgio Abranches

Sérgio Henrique Abranches nasceu em Curvelo (MG), no dia 11 de outubro de 1949. Formou-se em Sociologia pela Universidade de Brasília, em 1971. Obteve o PhD em Ciência Política na Universidade Cornell (Nova York, EUA), em 1978. É professor visitante do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ).
 
Entre 2004 e 2008, escreveu uma coluna sobre Ecopolítica no site de jornalismo O Eco, voltado ao meio ambiente, do qual foi cofundador. Desde junho de 2006, é comentarista da rádio CBN (RJ), onde apresenta o boletim diário Ecopolítica. É colaborador permanente do blog The Great Energy Challenge, uma parceria entre o site Planet Forward e a revista National Geographic.
 
É autor dos livros Os Despossuídos: Crescimento e Pobreza no País do Milagre (Zahar, 1985), Crise e Mudança: A Nova Cara do Brasil (OIT, 1994) e Copenhague: Antes e Depois (Civilização Brasileira, 2010) – também publicado em ebook. É coautor de Política Social e Combate à Pobreza (Zahar, 1998), com Marcos Antonio Coimbra e Wanderley Guilherme dos Santos, e Reforma Política: Agora Vai (Konrad, 2005), com David Fleischer e Antônio Octávio, além de participar das coletâneas As Origens da Crise (Iuperj/Vértice, 1987), com o ensaio Governo, empresa estatal e política siderúrgica: 1939-1975, e de Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para Um Planeta em Transformação (Globo, 2012), organizado por André Trigueiro.
 
Venceu, pela sua atividade jornalística, o Prêmio Jornalista&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011, na categoria Personalidade do Ano em Sustentabilidade.
 
 
Atualizado em outubro de 2011.
Fonte:
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *