Sandro Barboza

    Sandro Barboza de Araújo nasceu em Jundiaí (SP) no dia 10 de novembro de 1969.

     

    É formado em Jornalismo pela Umesp de São Bernardo do Campo (SP) desde 1992.

     

    Conhecido na imprensa brasileira como Sandro Barboza, o jornalista iniciou a carreira como repórter geral da Agestado, em São Paulo (SP).

     

    Em seguida, acumulou passagens como repórter pelos jornais paulistanos Notícias Populares e Folha da Tarde e na rádio Jovem Pan AM onde cobriu assuntos de cidades, policial, política e temas gerais.

     

    Fez sua estreia como repórter de televisão no SBT, em São Paulo (SP), na qual cobriu diversas áreas do jornalismo e se especializou em reportagens investigativas da área de política e segurança pública.

     

    Depois foi para a TV Bandeirantes de São Paulo (SP) onde há mais de dez anos trabalha como repórter investigativo de cidades, política e segurança pública, entre outros temas, também para os outros veículos do grupo como a Band News.

     

    Por suas investigações e reportagens levantou denúncias que levaram a reabertura do caso de Celso Daniel (ex-prefeito de Santo André morto em 2002) na Polícia Civil de São Paulo, em 2005; a criação da CPI da Serasa na Câmara dos Deputados (DF), em 2001, e a CPI da Bancoop na Assembléia Legislativa de São Paulo, realizada no ano anterior.

     

    Sandro foi duas vezes finalista do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo; foi finalista do Prêmio Esso Especial de Telejornalismo 2001 na categoria TV, com a reportagem O Brasil sem sigilo, veiculado no Jornal da Band; em 2005, levou uma menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria TV ? Reportagem pelo Especial Celso Daniel veiculado na Band. Em 2012 recebeu, juntamente com equipe, a menção honrosa do Prêmio Esso pela reportagem-denúncia Quando um crime vira um simples relatório, transmitido pelos telejornais da mesma emissora.

     

     

     

     

    Atualizado em novembro/2012- Portal dos Jornalistas.

     

    Fontes:

     

    https://ja.twitter.com/Osandrobarboza, acessado em novembro/2012, acessado em novembro/2012,  

    http://observatoriodaimprensa.com.br/news/showNews/mu051220011.htm, acessado em novembro/2012,  

    http://www.premioesso.com.br/site/noticias/release_2012_02.aspx , acessado em novembro/2012,  

    http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2005/10/19/imprensa6484.shtml, acessado em novembro/2012,  

    http://www.conjur.com.br/2001-nov-25/casos_justica_dao_melhores_reportagens_esso, acessado em novembro/2012,  

    http://www.diariodopara.com.br/impressao.php?idnot=108122, acessado em novembro/2012, 

    http://www.youtube.com/user/OSandrobarboza?ob=0, acessado em novembro/2012.