Ruizemar Leite de Souza

    Ruizemar Leite de Souza nasceu em Rio Branco (AC).
    Era motorista e operador de VT do cinegrafista Luiz Josenir Melo da Silva quando foram gravadas as imagens feitas na noite da morte de Chico Mendes (15/12/1944 ? 22/12/1988), em Xapuri (AC). Já era servidor público do Estado do Acre e trabalhava na TV Aldeia (AC), antiga TVE.
    Atuou, também, como repórter cinematográfico da TV Gazeta (AC), extinta TV Manchete, e da TV5 ? Record (AC). Retornou, posteriormente, à TV Aldeia.
    Venceu o Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite 2010, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), na categoria Melhor Imagem Cinematográfica, pelo trabalho na reportagem Bicho Preguiça; e, com a repórter Celis Fabrícia, o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011, na categoria Mídia Regional 1, e o Prêmio Sebrae de Jornalismo 2011, na categoria Telejornalismo, com a matéria Do lixo ao mercado: uma iniciativa sustentável de geração de emprego e renda, veiculada na TV Aldeia, em 28 de fevereiro de 2011. A elaboração da última matéria contou, também, com a edição de imagens de Carlos Renato Sousa Lima.
    Atualizado em novembro de 2011.
    Fonte: