Rubens Ewald Filho

    Rubens Ewald Filho nasceu em Santos (SP), em 7 de março de 1945. Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Santos (UniSantos/SP), também cursou Direito, História e Geografia. Quando criança, pensou em ser diplomata e estudou inglês, francês e italiano. Iniciou sua carreira em 1967, como crítico de filmes no jornal A Tribuna (SP), onde até hoje mantém uma coluna.
     
    Em São Paulo, ingressou no Jornal da Tarde (SP) em 1968 e também colaborou com O Estado de S.Paulo (SP) e revistas Veja (SP) e Nova (SP). Sua coluna sobre os filmes da TV abriu-lhe caminho para escrever um livro Os Filmes de Hoje na TV (Global, 1975) e, desde então, é distribuída para vários jornais no País.
     
    Lecionou na Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP) na década de 1970.
     
    Sua primeira incursão no mundo das telenovelas foi em 1977 com Éramos Seis, uma adaptação do livro homônimo de Maria José Dupré, em parceria com Sílvio de Abreu. Transmitida pela extinta TV Tupi (SP), a obra contava a história de uma família comum na época da Revolução Constitucionalista de 1932 e tinha grande elenco, com a participação de atores como Nicette Bruno, Gianfrancesco Guarnieri e Carlos Alberto Riccelli. Em 1994, a obra foi regravada e transmitida pela SBT. Do elenco faziam parte Irene Ravache, Othon Bastos e muitos profissionais de renome. Em 1995, essa produção recebeu dois prêmios: O Troféu ImprensaApca, da Associação Paulista dos Críticos de Arte.
     
    Em 1978, estreou na TV Globo com Gina, outra telenovela baseada em romance homônimo de Maria José Dupré, estrelada por Christiane Torloni, e que contou a história de uma mulher em três fases de sua vida, da juventude à ascensão social como artista plástica.
     
    Na televisão, teve passagens pela Cultura (SP), Globo (SP e RJ), Record (SP) e Bandeirantes (SP), sempre convidado para comentar ao vivo a entrega anual do Oscar, o prêmio máximo do cinema americano, transmitido para países de todo o mundo.
     
    Na tevê paga, passou pelo canal Showtime, da TVA e, depois, tornou-se diretor de programação e produção da HBO Brasil, além de uma temporada no Telecine. Em 2009, assumiu a apresentação de um programa ao vivo na ClicTV e inaugurou  seu blog no portal r7.
     
    No rádio, faz comentários que são distribuídos por todo o Brasil e para a rádio Jovem Pan, em São Paulo (SP). Atualmente, está no programa TNT Mais Filme e também na TV Bandeirantes, apresentando longas-metragens.
     
    Publicou vários livros relacionados ao cinema: Dicionário de cineastas (1978 e edições atualizadas posteriormente); Vídeo news (13 edições); Guia do DVD (2000 e edições atualizadas em anos seguintes); Os cem melhores filmes do século 20 (2001); Cult movies do século 20 (2001); DVD news (2002); O Oscar e eu (2003); Guia do DVD 2007: cinema com Rubens Ewald Filho; O cinema vai à mesa, com Nilu Lebert (2007); e Bebendo estrelas, também com Nilu Lebert (2008).
     
    Desde 2004 é coordenador da coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que já publicou perto de 300 livros. A coleção reúne biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, sempre escritas por um escritor convidado. Também inclui roteiros de cinema, peças de teatro e histórias de emissoras de televisão.
     
    Trata-se de um resgate da história cultural do País, também acessível gratuitamente, através de um site criado pela Imprensa Oficial em 2009 e no qual já estão incluídos mais de 250 livros da coleção.
     
    Sem abdicar das demais atividades, vem se dedicando ainda à direção teatral, em trabalhos como Querido mundo, Hamlet Gashô, O amante de Lady Chatterley e Doce veneno (baseada no livro de Bruna Surfistinha).
     
    Em 2014 segue escrevendo também para o site DVD Magazine e está na programação da TV Cultura-SP.
     
     
     
    Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    http://www.dvdmagazine.com.br/2012/materias/materia/title/496-resenha-critica-uma-dama-em-paris–une-estonienne-a-paris
    http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho
    http://www.screamyell.com.br/cinemadois/rubensewaldfilho.htm
    Arquivo EPress/Engel Paschoal