Rogério Simões

    Rogério Simões é graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), formado em 1990. Tem mestrado em Segurança Internacional e Governança Global pelo Birkbeck College, da University of London, na Inglaterra, concluído em 2006.

    Simões morou de 2001 a 2011 em Londres, onde trabalhou na BBC Brasil, nos postos de produtor, subeditor, editor de Internet, editor-chefe e, de 2006 a 2011, diretor do departamento. No site da BBC Brasil, assinou artigos e análises no Blog do Editor, sobre temas como Brasil, internacional, economia, segurança, política, ONU, UE, Mercosul, conflitos no Oriente Médio, sustentabilidade e esportes, entre outros. Em 2010, reformulou a estrutura da BBC Brasil, com a redução de vagas em Londres, aumento de postos em São Paulo e a criação do cargo de correspondente no Rio de Janeiro, para aumentar a cobertura da BBC Brasil sobre temas brasileiros.

    Anteriormente, o jornalista trabalhou de 1994 a 1999 na Folha de S.Paulo, onde atuou nas funções de editor de Opinião, correspondente bolsista em Londres (1994-95), coordenador de Artigos e Eventos, redator da Primeira Página, pauteiro de Cotidiano entre outras. Coordenou as coberturas da Folha nas Copas do Mundo de 1994, nos EUA, e 1998, na França. Após sua passagem pela Folha, foi subeditor de Internacional da revista Veja e redator-chefe do portal de futebol Pelé.Net. Começou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 1990, e ainda teve passagem pelo jornal O Estado de S.Paulo.

    Em 2011, quando dirigia a BBC Brasil em Londres, aceitou convite da revista Época para ser editor-executivo da revista, onde permaneceu como responsável pela pelas áreas de Internacional e Política (em São Paulo) da revista e pela operação de Época na internet. 

    Antecipou ao J&Cia que deixa a revista Época em julho de 2014, depois de mais de três anos de atuação, sempre como Editor Executivo. 

    Decidiu voltar para Londres, inicialmente por um ano, para fazer um MA (Master of Arts) em Mídias Sociais, na Universidade de Westminster, em Londres, a partir de setembro. 

     

    Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas.
    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/rogerio-simoes/25/702/a96?trk=pub-pbmap

    http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/rogerio_simoes/