Rodrigo Gurgel

Rodrigo Gurgel é editor freelance e colunista do site Mídia Sem Máscara, escreve, ocasionalmente, para outras publicações, impressas ou na web, como as revistas Dicta & Contradicta e Sibila, jornal Folha de S.Paulo

Trabalha como coach literário, assessorando escritores na escrita ou reescrita de suas obras, trabalho que também realiza para editoras e agências literárias, como leitor crítico.

Membro do corpo de jurados do Prêmio Jabuti dos anos de 2009 a 2012, foi escolhido em 2004 como um dos dez vencedores do Concurso de Contos Caderno 2, do jornal O Estado de S.Paulo, dedicado aos 450 anos da cidade de São Paulo.

No livro Esquecidos e Superestimados, lançado pela Vide Editorial em 2014, Rodrigo Gurgel se pauta em princípios pedagógicos e de independência crítica, sem as comodidades ideológicas.

Muita retorica – pouca literatura: de Alencar a Graça Aranha que foi lançado pela Vide Editorial em 2012 reúne vinte ensaios publicados, entre 2010 e 2012, com a proposta de reler os prosadores da literatura brasileira. Os ensaios estão dispostos cronologicamente, como convém a um trabalho que, embora crítico e analítico, também se apresenta sob a perspectiva da história.

Ensaísta e crítico literário do jornal Rascunho desde 2006, uma publicação da Gazeta do Povo, Paraná, que trata da literatura no Brasil, apresenta escritores brasileiros, analisa obras e sugere títulos.

 

Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.midiasemmascara.org/colunistas/todos-os-colunistas/13258-rodrigo-gurgel.html

blog http://rodrigogurgel.blogspot.com.br/

http://rascunho.gazetadopovo.com.br/autor/rodrigo-gurgel/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *