Rodrigo de Almeida

    Rodrigo de Almeida é Cientista Político com mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obteve doutorando no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), onde foi pesquisador do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC/Iuperj).

    Foi visiting scholar da The New School for Social Research, de Nova York.

    Como jornalista, começou a carreira no jornal O Povo, do Ceará, onde foi editor de cultura, editor de 1ª página, editorialista e editor de Política.

    No Jornal do Brasil, foi editor de Opinião, editorialista, editor do caderno Ideias & Livros, redator da coluna Coisas da Política e editor-executivo.

    Em mídias digitais foi repórter especial do portal iG na sucursal do Rio, em 2009. Também tem artigos e reportagens publicadas em veículos como O Globo, Carta Capital e Agência Carta Maior.

    Foi editor da revista Insight-Inteligência e diretor-executivo da Casa do Saber do Rio de Janeiro, de onde saiu para retornar ao iG. Na volta ao portal em janeiro de 2013 assumiu inicialmente como diretor editorial adjunto do iG de Tales Faria na diretoria editorial. Depois passou a diretor de jornalismo do iG.

    Organizou, com Arthur Ituassu, os livros O Brasil tem jeito, volumes 1 e 2, publicados pela Jorge Zahar Editora, em 2006 e 2007.

    Escreveu, com Letícia Pimenta, o livro-reportagem Capoeira: dança, luta e liberdade publicado pela editora Aori, em 2009; e, com Luiz Cesar Faro e Coriolano Gatto, a biografia José Luiz Bulhões Pedreira – a invenção do Estado moderno brasileiro, lançado pela Insight, em 2009. Sua assinatura está também em ensaios e coletâneas.

    Nas horas vagas é leitor de filosofia, psicanálise e literatura de não-ficção.

     

     

    Atualizado em dezembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

     www.ig.com.br

    http://blog.jetecommerce.com.br/2011/11/09/blog-da-jet-entrevista-rodrigo-de-almeida/

    http://www.insightnet.com.br/assessoria-de-imprensa/editores-cod-3.html