Roberto Porto

Luiz Roberto Porto é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ligada à Universidade de São Paulo (USP/SP).
Desiludido da profissão, resolveu investir no Jornalismo por influência do pai, o ex-comentarista de futebol e escritor Rui Porto (1927-1990), pediu estágio no Jornal do Brasil (RJ), onde encontrou José Trajano, que 40 anos depois seria seu companheiro de Espn-Brasil.
Passou cinco vezes pelo Jornal do Brasil (RJ), duas por O Globo (RJ), Correio da Manhã (RJ), O Dia (RJ), duas pela Tribuna da Imprensa (RJ), além de emissoras de rádio, duas vezes pela Nacional (RJ), a primeira em 1981 e a segunda em 1986, a Tupi e a Globo. Trabalhou também, em duas passagens, pela Bloch Editores. De todas as empresas, apenas na Globo não escreveu ou falou sobre Esportes, e simparticipou do programa do comunicador popular Haroldo de Andrade (1934-2008).
Desde 2002 está na Espn-Brasil, onde participa do programa semanal Loucos por Futebol, tendo uma coluna fixa sobre clássicos do futebol antigo.
Escreveu vários livros. Com João Máximo e Salomão Scliar, publicou História Ilustrada do Futebol Brasileiro (Edobrás, 1968). Com Carlos Leonam e Manoela Pena, escreveu Gírias e Verbetes Futebolísticos (CGCom, 1993). Outras obras foram Dicionário Popular de Futebol ? oABC das Arquibancadas (Nova Fronteira, 1998), Botafogo, 101 Anos de Histórias, Mitos e Superstições (Revan, 2005), entre outros.
Atualizado em outubro/2012 ? Portal dos Jornalistas.
Fontes:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *