Carioca, Roberto Pinto mora em São Paulo, capital, desde os oito anos de idade. Nasceu no dia 18 de julho de 1950, dois dias depois da derrota do Brasil para o Uruguai, no Maracanã, que sua mãe, Dona Eva (já falecida) tinha ido assistir. “Não foi um bom começo”, admite, “mas a vida é um eterno perde-ganha”.
Começou no jornalismo no Diário de Bauru aos 15 anos, sob a mentoria de Zarcillo Barbosa, ex-Última Hora-SP, hoje aposentado como professor da Unesp. Estudou Psicologia na Uerj (RJ), Letras na USC (Bauru-SP) e Jornalismo na Fiam (SP). Ao assumir a área de Comunicação da Bolsa de Mercadorias e Futuros de SP, em 1980, pós-graduou-se em Mercado de Capitais pela FGV-SP.
Foi repórter A no jornal O Globo (Rio e SP), atuou nos jornais Diário de Lisboa/Portugal, Aqui São Paulo/SP, revistas Visão, Manchete, Isto É (Brasil), Special e Notre Temps/Bélgica. Publicou cartuns em O Pasquim, Visão, O Globo, Diário de Lisboa e revista Pilote (Bélgica/França).
Produziu o programa Momento Econômico na TV Manchete. Foi subeditor da revista Isto É Senhor e chefiou a sucursal do Relatório Reservado em São Paulo. Editou as publicações: Revista dos Tribunais, ICM Latin News (trilíngue), Trade News, RedeCard, Rhodia e Nestlé, entre outras, e conquistou sete Premios Nacionais Aberje.
Trabalhou na Comunicação das empresas Nestlé, Rhodia e BM&F. A atuou como gerente da área nas associações Abiquim e Abrafas (fibras artificiais e sintéticas). Como diretor da Verbo Comunicação, desenvolveu o primeiro informativo on line empresarial no Brasil (Rhodia On Line) e o primeiro sistema de medição e análise de imagem na mídia do país (Índice de Performance na Mídia-IPEM). Atuou e atua como consultor para empresas como: BASF, Cosan, Dow-DuPont, GM, HP, Klabin, Oracle, Petrobras, Renault, Vivo, Volkswagen e WalMart.
Mantém o blogdorobertopinto.blogspot.com. Em 2017, publicou o livro “Gastronomia Brasileira – Na linha do tempo” (Edições Tapioca), como extensão de seu prazer em cozinhar.
Atualizado Junho/2019 – Portal dos Jornalistas