Roberto Pinto

    Carioca, Roberto Pinto mora em São Paulo, capital, desde os oito anos de idade. Nasceu no dia 18 de julho de 1950, dois dias depois da derrota do Brasil para o Uruguai, no Maracanã, que sua mãe, Dona Eva (já falecida) tinha ido assistir. “Não foi um bom começo”, admite, “mas a vida é um eterno perde-ganha”.

    Começou no jornalismo no Diário de Bauru aos 15 anos, sob a mentoria de Zarcillo Barbosa, ex-Última Hora-SP, hoje aposentado como professor da Unesp. Estudou Psicologia na Uerj (RJ), Letras na USC (Bauru-SP) e Jornalismo na Fiam (SP). Ao assumir a área de Comunicação da Bolsa de Mercadorias e Futuros de SP, em 1980, pós-graduou-se em Mercado de Capitais pela FGV-SP.

    Foi repórter A no jornal O Globo (Rio e SP), atuou nos jornais Diário de Lisboa/Portugal, Aqui São Paulo/SP, revistas Visão, Manchete, Isto É (Brasil), Special e Notre Temps/Bélgica. Publicou cartuns em O Pasquim, Visão, O Globo, Diário de Lisboa e revista Pilote (Bélgica/França).

    Produziu o programa Momento Econômico na TV Manchete. Foi subeditor da revista Isto É Senhor e chefiou a sucursal do Relatório Reservado em São Paulo. Editou as publicações: Revista dos Tribunais, ICM Latin News (trilíngue), Trade News, RedeCard, Rhodia e Nestlé, entre outras, e conquistou sete Premios Nacionais Aberje.

    Trabalhou na Comunicação das empresas Nestlé, Rhodia e BM&F. A atuou como gerente da área nas associações Abiquim e Abrafas (fibras artificiais e sintéticas). Como diretor da Verbo Comunicação, desenvolveu o primeiro informativo on line empresarial no Brasil (Rhodia On Line) e o primeiro sistema de medição e análise de imagem na mídia do país (Índice de Performance na Mídia-IPEM). Atuou e atua como consultor para empresas como: BASF, Cosan, Dow-DuPont, GM, HP, Klabin, Oracle, Petrobras, Renault, Vivo, Volkswagen e WalMart.

    Mantém o blogdorobertopinto.blogspot.com. Em 2017, publicou o livro “Gastronomia Brasileira – Na linha do tempo” (Edições Tapioca), como extensão de seu prazer em cozinhar.

    Atualizado Junho/2019 – Portal dos Jornalistas