Roberto Lameirinhas

    Roberto Carlos Lameirinhas
     
    Entrou para o grupo Estado em outubro de 1987. Passou pelo Arquivo e pela Agência Estado. Um ano depois foi para a editoria Internacional, onde ficou até outubro de 2016. Ali atuou como repórter, passou a subeditor e, desde 2010, era editor do caderno.
     
    Participou de grandes coberturas internacionais em mais de 30 países, inclusive, nos ultimos anos, dos mais importantes processos políticos da América Latina. Foi enviado especial para cobrir os conflitos no Afeganistão, em 2001, e do Iraque, em 2005. Entrevistou, na Colômbia, em 2004, líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em um acampamento clandestino da guerrilha nas selvas do país. Esteve duas vezes em Israel, à convite da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e da Universidade Hebraica de Jerusalém.
     
    Foi um dos palestrantes na mesa Ooooops! O que grandes jornalistas aprenderam com seus grandes erros, do 10° Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, em julho de 2015, ao lado de William Waack, âncora do Jornal da Globo e Bruno Paes Manso, da Ponte Jornalismo. Ressaltou, então, que errar é parte indissociável da profissão, mas que não se deve cercear a autonomia do repórter para exercer a atividade jornalística. “É uma decisão no momento mais quente da cobertura, da qual você não pode se omitir”, disse aos congressistas.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: