Ricardo Neves

    Ricardo Neves é graduado engenheiro eletricista/eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/Rio, além de mestre (M.Sc.) em Engenharia de Produção pelo Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Traz na bagagem mais de trinta anos de experiência no Brasil e exterior como consultor de empresas e de organizações multilaterais de desenvolvimento como Banco Mundial, agências da ONU, BID e governos.

    Escreve quinzenalmente na revista Época.

    Autor e entusiasta das ideias relativas a inovação para mudança evolutiva nos negócios corporativos e nos estilos de vida das pessoas Ricardo neves tem apresentações especialmente desenvolvidas para empresas no formato de evento corporativo, o Opera Jazz, Vencer a Crise! Apresentados em três formatos: Resumo da Ópera (30 minutos), Street Band (50 minutos) e Grand Band Full Opera (Três atos – 90 minutos). Ao lado do maestro Marcelo Torres, Ricardo Neves, autor, leva nas encenações histórias inspiradoras e positivas. Na página dele estão as informações completas sobre o show.

    Escritor já lançou seis livros desde 2004, sobre estratégia, inovação e mudanças, utilizados também como “ferramentas de conhecimento” nos workshops e atividades in-company, destacando-se entre esses Tempo de Pensar Fora da Caixa. O mais recente livro Aposentadoria é Para os Fracos de Ricardo Neves é dedicado a turma dos que já entraram nos “enta”!, lançado em 2013 pelo Grupo Editorial Record. Para ler o primeiro capítulo clique aqui. Segundo os críticos são “lampejos do que o novo milênio nos reserva”.

    Sobre a trajetória profissional e os temas que mantém em foco explica: “nós aprendemos a amar as crises como estímulo para sair fora da zona do conforto, inovar e evoluir e neste ano de 2016 a prioridade é auxiliar líderes e as pessoas nas empresas a encarar os desafios que emergem de uma das mais graves e dramáticas crises da História do Brasil”.

    Ricardo publicou na sua coluna da Época e no site da revista em maio de 2016 um alerta aos jovens brasileiros: “se você é jovem, é hora de dizer “Adeus, Brasil!” Você tem entre 20 e 30 anos? Não desperdice a sua entrada na vida adulta aguardando uma chance para sua decolagem. O país ainda vai ficar no chão por vários anos”. Fique certo de que o Brasil vai ficar taxiando no solo ao longo dos próximos anos. Pelo menos até 2020 vamos ter de resolver em primeiro lugar um amargo, profundo e complexo ajuste fiscal. Isso mesmo. Aquele que foi prometido e alardeado no início de 2015 por “Dilma Desastre” e que não saiu do lugar”.

    O assunto ganhou as redes sociais e gerou comentários-  a favor e contra – sobre o conselho que sugere aos jovens procurar o crescimento profissional e pessoal em outro país. A própria revista Época recebeu manifestações sobre a publicação.

     

    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.record.com.br/aposentadoria/#product

    http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ricardo-neves/noticia/2016/05/se-voce-e-jovem-e-hora-de-voce-dizer-adeus-brasil.html

    www.ricardoneves.com.br

    http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ricardo-neves/index.html

    https://twitter.com/ricardo_neves

    https://www.facebook.com/inovacao2015