Ricardo Meier

    Ricardo Meier nasceu em São Bernardo do Campo (SP), faz aniversário em 19 de julho. É autodidata e atua no jornalismo escrevendo sobre aviação desde 1991, aos 21 anos. Lançou uma revista sobre o assunto, a Aerospace News numa época em que os computadores ainda começavam a seu usados em editoração e tudo era muito caro de fazer. Ele mesmo fala da experiência: “minhas primeiras aventuras no meio quando lancei a Aerospace News, mas acabei me endividando por uns 5 anos”.

    Voltou a atuar na área em 1996 como relata: “sem grana para fazer faculdade, acabei me tornando autodidata na maior parte das áreas em que me envolvo”. Considera que o “início para valer” no jornalismo aconteceu neste ano quando lançou a primeira edição da revista Airway.

    Mais uma vez sem recursos para fazer algo maior, a solução foi fazer tudo ‘in house’: “Mesmo sem formação na área, desenvolvi o projeto da revista por conta própria, escrevendo os textos, produzindo algumas fotos e diagramando a publicação” relembra.

    O site Airway surgiu mais tarde com a missão de falar sobre aviação de uma maneira independente e informal. A Airway impressa teve sete edições veiculadas entre 1996 e 1999, até que Ricardo foi contratado para trabalhar na Avião Revue, revista em que trabalhou como repórter de 1999 a 2000.

    Passou a trabalhar para a Revista Carro em 2001 como chefe de reportagem.  A partir de 2003 passou a editor do site Carro Online, onde permaneceu até 2007 quando assumiu a responsabilidade de gerir os sites da editora Motorpress até 2009, quando deixou o grupo.

    Com sua empresa, a JCC Editorial, lançou o canal de carros do iG em 2010, em uma parceria da empresa com o portal. É hoje seu principal negócio, mas recentemente reativou o site Airway e está lançando ainda em 2015 um site de motos nos próximos meses. No site Airway é editor contribuinte.

    A volta do Airway foi recebida pelo mercado com um reconhecimento. Em 22 de outubro a Associação Brasileira das Empresas Aéreas divulgou os vencedores da 3ª edição do Prêmio ABEAR de Jornalismo 2015 e destacou na categoria Imprensa Setorizada, o site Airway como vitorioso com a matéria Mitos e verdades sobre acidentes aéreos , de Ricardo Meier e do editor Thiago Vinholes. A partir da abordagem de episódios reais de incidentes aéreos, além de outras situações genéricas, o repórter consulta especialistas para confirmar o senso comum ou desmistificar percepções equivocadas resultantes desses fatos, frequentemente associadas ao aspecto emocional.

    Na trajetória lançou também o simpático blog Lulica para pais atuantes – onde conta as suas aventuras como pai de primeira viagem e habilidades que conquistou entregando-se à tarefa de criar o pequeno. Divide dicas e alertas com internautas envolvidos na mesma tarefa.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://airway.uol.com.br/sobre/

    http://airway.uol.com.br/mitos-e-verdades-sobre-acidentes-aereos/

    http://airway.uol.com.br/category/historia/

    http://www.lulica.com.br/author/ricardo/

    http://carros.ig.com.br