APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ricardo Gandour

Ricardo Gandour

Diretor executivo da CBN (SP). Passou quase dez anos como diretor de Conteúdo do Grupo Estado. Desenvolveu projeto de pesquisa sobre os riscos da fragmentação da imprensa para a democracia na Universidade de Columbia.

Ricardo Gandour é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (SP) e em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP/SP), de São Carlos (SP). Concluiu os cursos de extensão em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), em Publishing da Stanford University, da Califórnia (EUA), e em Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral, de Nova Lima (MG), em parceria com a INSEAD Business School, de Fontainebleau (França).
 
Após ter atuado como engenheiro – de 1985 a 1987 – e consultor de empresas – na Price Waterhouse, entre 1987 e 1989 –, optou por dedicar-se ao Jornalismo. Começou na Folha de S.Paulo (SP) em 1990, onde foi repórter, redator, editor assistente, editor de Suplementos e diretor-fundador da editora Publifolha. No ano 2000, transferiu-se para a Editora Globo, onde foi diretor de publicações e, a partir de 2001, diretor da Unidade de Negócios Época (SP). De 2002 a 2006 foi diretor executivo e editor responsável do jornal Diário de S.Paulo (SP), no período em que o periódico era de propriedade da Infoglobo.
 
Estrou no Grupo Estado (SP) em outubro de 2006, atuando como diretor de Conteúdo, responsável pelo Jornalismo de O Estado de S.Paulo (SP) da Agência Estado, das rádios Estadão e Eldorado, do estadao.com e dos demais portais da instituição.
 
Coordenou, com Luciana Cardoso e colaboração de todas as diretorias e áreas do grupo, em maio de 2015, o site para dispositivos móveis do estadao.com, que, entre as novidades lançou a Curadoria de Conteúdo, com matérias de Brasil e mundo selecionadas pela equipe do jornal e apresentadas em forma de lista. Abriu a possibilidade de personalização do conteúdo pelo leitor e firmou a parceria com o aplicativo Waze para informações sobre trânsito. Outra parceria foi fechada com o Climatempo, maior site de Meteorologia da América Latina. Também ganharam versão mobile, botões de compartilhamento, inclusive via WhatsApp, conteúdos em foto e vídeo, a newsletter e as tirinhas do jornal.
 
Aceitou convite de Ernest Sotomayor, reitor de Student Affairs e diretor de Latin American Initiatives da Universidade de Columbia, e ficou em Nova York (EUA) de janeiro a maio de 2016, no campus da instituição, como Visiting Research Fellow, desenvolvendo projeto de pesquisa sobre os riscos da fragmentação da imprensa para a democracia. Para isso, licenciou-se do cargo no Grupo Estado. Denominado Um Novo Ecossistema Informativo: Como a fragmentação digital está moldando a forma pela qual produzimos e consumimos notícias (A New Information Environment: How digital fragmentation is shaping the way we produce and consume news), o texto condensado de sua obra saiu no site da Columbia Journalism Review, assim como a animação em vídeo Why the news isn’t what it used do be, que resume o trabalho. O texto integral, publicado em inglês e português, no fomato de ebook, pode ser baixado gratuitamente do site Journalism in the Americas, do Knight Center da University of Texas at Austin.
 
Ainda em 2016, foi anunciado, no mês de agosto, como novo consultor do Grupo Estado no desenvolvimento de estratégias para projetos multiplataforma, especialmente digitais. No entanto, preferiu retornar às Organizações Globo, em outubro, como diretor executivo da rádio CBN.
 
Além de sua atividade como executivo, é diretor do Comitê Editorial da Associação Nacional de Jornais (ANJ), professor da Pós Graduação em Jornalismo, com Ênfase em Direção Editorial, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (Espm/SP), conselheiro consultivo do Instituto Palavra Aberta, membro do board da Wan-Ifra Latin American e conselheiro editorial da Lupa, primeira agência de fact-checking do País.
 
Integrou, em 2014, o time dos Cem Mais Admirados Jornalistas Brasileiros, pesquisa inédita que ouviu os executivos de Comunicação Corporativa de todo o Brasil, realizada pelo J&Cia e a Maxpress.
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)