Renata Vasconcellos

    Renata Fernandes Vasconcellos nasceu no Rio de Janeiro, no dia 10 de junho de 1972. É formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
     
    Começou no jornalismo em 1996, quando também se iniciaram as transmissões do canal de notícias Globo News. Foi apresentadora do Em Cima da Hora (atual Jornal Globo News). Neste canal, cobriu a invasão do grupo guerrilheiro Tupac Amaru à Embaixada do Japão, em Lima (Peru): ‘Estávamos de plantão, em um fim de semana, e cobrimos tudo ao vivo, com imagens da casa do embaixador. Foi minha primeira transmissão ao vivo, de emergência’, lembra.
     
    Na TV Globo, a sua primeira aparição foi em 1997, como apresentadora suplente do Jornal Hoje, aos sábados. Em seguida, apresentou quadros no Fantástico. Em 2002, recebeu o convite para assumir a bancada do Bom Dia Brasil, junto com o experiente jornalista Renato Machado, substituído em setembro de 2011 por Chico Pinheiro. É ainda apresentadora eventual do Jornal Nacional. Passou 11 anos como âncora do Bom Dia Brasil.
     
    Em 2011, ganhou o Prêmio Comunique-se na categoria Âncora/Apresentadora de Televisão.
     
    Renata que dividiu a apresentação do Fantástico desde o início 2014 com Tadeu Schmidt, assumiu em novembro de 2014 a apresentação do Jornal Nacional. Sobre a mudança comentou ao g1: ‘Estar ao lado de William Bonner no Jornal Nacional é uma honra e uma alegria imensa. Sou jornalista por formação e vocação. Todos esses anos na Globo News, no Bom Dia Brasil e, o período no Fantástico me deram a certeza de que o telejornalismo é o que me atrai. Conto com o apoio de todos para honrar esse compromisso que assumo agora’.
     

    Foi eleita em outubro de 2014 entre os Cem mais Admirados Jornalistas Brasileiros. Repetiu o feito e subiu no ranking e está entre os eleitos para o Top 50 (11º a 50º lugares) da edição 2015 do Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros, edição 2015. Realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress, a votação é feita dois turnos, abrange um colégio eleitoral integrado por 48 mil profissionais, sendo cerca de 3 mil da área de comunicação corporativa e 45 mil jornalistas de redações. Nesta segunda edição da premiação foram recebidas cerca de 8 mil indicações, abrangendo quase 3 mil nomes de jornalistas. Passaram para a final 347 jornalistas da etapa Nacional.

     
     
    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Edição 1028
    http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/09/patricia-poeta-vai-deixar-o-jn-renata-vasconcelos-assume-bancada.html