Reinaldo Azevedo

    Reinaldo Azevedo é um profissional do meio impresso que se adaptou sem traumas à internet. Nunca pesquisou sobre o assunto; empiricamente, chegou a procedimentos simples e importantes no que diz respeito ao aproveitamento e ao potencial do blog como ferramenta de comunicação. No seu, faz análises gerais sobre política e cultura, entre outros assuntos.

    Nascido em Dois Córregos (SP) em 19 de agosto de 1961, formou-se em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e frequentou o curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Quando estudante da USP, foi militante da corrente esquerdista Liberdade e Luta (Libelu).

    Foi redator-chefe das revistas Primeira Leitura e Bravo, editor-adjunto de Política da Folha de S.Paulo, coordenador de Política da sucursal de Brasília do jornal e redator-chefe do Diário do Grande ABC, entre 1991 e 1993. É articulista de Veja, e assina no site da revista seu blog.

    Publicou dois livros pela ISBN: Contra o consenso ? Ensaios e resenhas (2005), que reúne 43 ensaios e resenhas originalmente publicados entre 1998 e 2005 nas revistas Bravo e Primeira Leitura e no site desta; e O País dos petralhas (2008), em que critica o comportamento da esquerda brasileira, em especial do Partido dos Trabalhadores (PT).

    Lançou em 2012 O País dos Petralhas II – O inimigo agora é o mesmo pela editora Record. Segundo ele mesmo explica o livro foi escrito em coautoria com os leitores do blog e conclui: “Afinal, nessa profissão, a gente escreve mesmo é para ser lido”.

    O quarto livro de Reinaldo veio em 2014 o Objeções de um Rottweiller Amoroso pela editora Três Estrelas. A obra reúne as colunas do jornalista publicadas na Folha desde 2013, nas quais aborda episódios centrais da vida política brasileira, como o julgamento do mensalão, o governo Dilma e as eleições de 2014. Sobre os textos, diz ele na introdução inédita – “Não os escrevi com o objetivo de convencer quem quer que seja. Eu os escrevi porque traduzem o que penso e porque, creio, ao fazê-lo, amplio o espaço da liberdade”.

    Comanda o programa ‘Os pingos nos ‘is’ na Jovem Pan. Na emissora também participa dos noticiários da casa, entre eles, o ‘Jornal da Manhã’.

    Foi eleito em 2014 entre os TOP 50 dos  +Admirados Jornalistas Brasileiros'. Reeleito 2015, está entre os ‘TOP 100” da votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

    Reinaldo Azevedo estreou em primeiro de março de 2016 como comentarista especial do RedeTV News, acumulando os comentários com as suas outras atividades. Suas participações no telejornal passaram a ser diárias, de 2ª a 6ª.feira, a partir das 21h50.

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1040

    Jornalistas&Cia – Ediçao 1028

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

    m.twitter.com/ReinaldoAzevedo

    http://pt-br.facebook.com/pages/Reinaldo-Azevedo

    Wikipédia, a enciclopédia livre modificada pela última vez em 24 de janeiro de 2010