Rebeca Ramos

    Rebeca Ramos daSilva nasceu em 20/03/1984. Filha de um servidor da Universidade de Brasília,cresceu no campus da Universidade, na Colina, um conjunto de prédios funcionaisque abriga parte dos servidores e professores da instituição. Formou-se emjornalismo pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), em 2007, masantes disso já atuava na assessoria de comunicação do Centro de Apoio aoDesenvolvimento Tecnológico da UnB e da Fundação de Seguridade Social (Ceres).

                A paixão pela gastronomia fizeramRebeca ser convidada para trabalhar como assessora de imprensa de bares erestaurantes tradicionais de Brasília, em 2006. Em 2007 passou a ser a responsável pela relação com a imprensa doTabuleiro Bar & Bistrô. A experiência lhe rendeu uma vaga na sucursal deBrasília do site Quero Comer, especializado em roteiros gastronômicos. Em 2009,retorna para as assessorias, primeiro na Fundação Nacional do Índio (Funai), eno ano seguinte, no Bar e Restaurante Feitiço Mineiro, onde também acumulou afunção de produtora musical da casa, famosa pelas apresentações de artistaslocais e nacionais, especialmente de samba e MPB.

                A volta para às redações aconteceu nofim de 2010. Depois de um freela como repórter na editoria Trabalho e FormaçãoProfissional do Correio Braziliense, ela foi contratada para a vaga desetorista de Gastronomia em Variedades. Desde então, realiza reportagensaprofundadas sobre o tema, além de colaborar com reportagens de Ciência, Saúdee Comportamento para o jornal.

                Rebeca recebeu o Prêmio OrgulhoAutista de 2011, na categoria Imprensa Escrita – Jornal, com a reportagem Cientistas consertam gene defeituoso ligadoao autismo, publicada pelo Correio e repercutida pelo jornal O Norte, daParaíba.

      Atualizado em novembro/ 2011 – Portal dos Jornalistas