Rafael Cortez

    Rafael Cortez nasceu em 25 de outubro de1976, em São Paulo (SP). É ator, jornalista e violonista. 
    Começou a se interessar por Jornalismo na época em que cursava a 5ª série, criando e editando um jornal na escola onde estudava, o Gazeta do Aristides. Formou-se em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 2004, após desistir do curso de Filosofia. Na faculdade, apresentou um jornal erótico ao vivo com uma colega, o 69 segundos, em que ambos utilizavam trajes inapropriados e se divertiam muito.
    Na TV, além de diversos filmes publicitários, apresentou uma série especial sobre Chico Buarque, que conta atualmente com 12 episódios. Trabalhou em assessorias de imprensa. Na Abril Digital, desenvolveu conteúdos jornalísticos para celular durante quase cinco anos. Em 2007, ganhou o 32º Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Conteúdo para Celular. Foi colaborador da revista VejaSP. Participou de produções independentes da CNT, TV Gazeta e Rede Mulher.
    É repórter e apresentador do quadro CQTeste no programa semanal CQC (Custe o que Custar), na TV Bandeirantes. Também integra o elenco da rádio Metropolitana FM, onde apresenta o programa Na pegada. Desde maio de 2012, passou a assinar seu blog Coisas do Cortez no portal Yahoo!.
    Como ator, participou de inúmeras peças, como A casa de Bernarda AlbaSaltimbancosLendas e Loas e O Mágico de OZ. No cinema, atuou em dois curtas, X, de Pedro Granato, e Torta, de Ricardo Vargas. Gravou três histórias de Machado de Assis, O AlienistaDom Casmurro e Memórias Póstumas de Braz Cubas, em audiolivro, pela Editora Livro Falante.
    Como músico, lançou o CD instrumental Elegia da Alma (Tratore, 2011).


    Atualizado em maio de 2012
    Fontes:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_Cortez

    http://br.noticias.yahoo.com/blogs/rafael-cortez

    Jornalistas&Cia – Edição 846