Rachel Botelho

    Rachel Pinto Botelho nasceu em Belo Horizonte (MG), em 25 de novembro de 1961. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), onde também cursou pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação.
    Iniciou a carreira profissional como repórter de Economia do jornal Diário do Comércio, onde permaneceu por um ano. Em 1986, se desligou das atividades jornalísticas e mudou para a Alemanha para adquirir fluência na língua. De volta ao Brasil, em 1988, atuou como repórter da área de Ciência e Educação para o Diário de Minas, em Belo Horizonte.
    Nos 12 anos em que atuou no jornal, Rachel também foi repórter, pauteira e editora de Economia, além de atuar brevemente como editora-adjunta de capa. Em 2010, foi convidada a assumir o cargo de subeditora de Política do jornal Estado de Minas, cargo que vem exercendo desde então.
    Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destacam-se a cobertura do encontro dos ministros da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) em Belo Horizonte, em 1997, em que o Hoje em Dia produziu e publicou edições bilíngues; e a reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também na capital mineira, em 2006.
    Atualizado em 28 de fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista