Pedro Nonato

    Pedro Nonato, nascido no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1965, estudou e completou sua educação básica no Rio de Janeiro, RJ, no Colégio Andrews, entre 1977 e 1983, depois cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro, PUC/RJ (1984/1988) e Comunicação Social na UniverCidade/RJ, (1987/1990), além de ter feito diversos cursos de extensão na área de comunicação.

    Antes de atuar correspondente na França, Nonato trabalhou para o Jornal do Brasil por quatro anos, no período de maio de 2006 a março de 2010, em maio de 2006 assumiu a diretoria de parcerias estratégicas, no mesmo passou a acumular a diretoria de projetos de mercado e também a diretoria de marketing comercial. Em Janeiro de 2007 integrou às suas atividades a diretoria comercial da revista JB Ecológico.

    Em maio de 2007 deixou todas as funções anteriores para se tornar diretor da sucursal do JB de Brasília. Acumulando sua função anterior em maio de 2008 tornou-se líder do grupo de trabalho com a missão reorganizar a atuação do Núcleo São Paulo do JB.

    Assumiu como diretor de projetos editoriais do JB em agosto de 2008, no início do próximo ano, janeiro de 2009, nova posição: a de vice-presidente sênior de negócios para as marcas Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil.

    Setembro de 2009 foi responsável a re-organização da CBM e o foco da empresa para a publicação apenas do Jornal do Brasil e seus produtos para as revistas Domingo, Programa, JB Ecológico, JB Energia e JB Online, assume a posição de Diretor Executivo para o Setor Público.

    Deixou as funções executivas em janeiro de 2010 e se mudou para Paris, para atuar como jornalista correspondente do JB e manter uma coluna dominical, sob o título Rive Gauche, que assinou até março daquele ano.

    Em 2014 segue em Paris desenvolvendo várias atividades em comunicação: atua no desenvolvimento de novos negócios ligados à estruturação e comercialização de projetos de entretenimento, editoriais e de no media, notadamente junto aos setores ligados à música, cultura e educação, através de instrumentos de reconhecimento de grandes marcas com seus públicos, gerando valor para todos os envolvidos neste processo. É diretor internacional da Rio Music Conference desde outubro de 2011.

    Comanda o blog Rive Gauche que foca o dia-a-dia de Paris e da França, com estilo leve, distraindo e levando o leitor à um passeio pela Cidade Luz e seus arredores e os dois sites com atualizações semanais, o investimentosenoticias e o enramalho e o e, além disso, conta com atualizações diárias neste blog e no Facebook. O blog nasceu como uma coluna dominical publicada no Jornal do Brasil.

    Entre outras atividades Pedro Nonato também fundou em outubro de 2004, com Marcos Silveira, o Instituto da Propaganda, curso livre com foco no desenvolvimento do raciocínio criativo aplicado à comunicação. Foi Presidente do GAP, Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro, que representa os profissionais destas áreas, entre outubro de 2005 a setembro de 2008. É membro da CCFB, Câmara de Comércio França – Brasil, desde Janeiro de 2006. É Membro Fundador da Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil, capítulo do Distrito Federal (ADVB-DF), sendo seu Conselheiro de Maio de 2007 até Abril de 2009.

    Fluente em inglês e em francês, viveu no exterior – além de Paris, onde segue atuando – em Buenos Aires, Lisboa e em Washington DC, USA. Tem como hobbies a música clássica, o jazz, o cinema, a leitura, viagens ao exterior e os jogos de back-gammon e golf.

     

     

    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://rivegaucheparis.blogspot.com.br/

    www.riomusicconference.com.br

    www.jb.com.br

    www.investimentosenoticias.com.br

    www.annaramalho.com.br

    https://fr.linkedin.com/pub/pedro-nonato/14/445/26b