Pedro Kutney

    Pedro Kutney nasceu e mora em São Paulo capital. É formado em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM/SP, na turma de 1986. Na FGV/SP fez especialização em Economia para Jornalistas em 2005.
     
    Em quase 30 anos de profissão traz na bagagem vários prêmios de jornalismo e a trajetória por diversos veículos: três canais de TV, cinco revistas mensais, dois jornais diários, uma agência de notícias dirigida e um portal de notícias. Isso sem falar nas centenas de free-lancers, que incluem publicações especiais, anuários, house organs e até elaboração e edição de livros. Já cobriu esportes, náutica, política, economia, automóveis e indústria automotiva.
     
    Em entrevista ao Jornal da Record News, R7, falou sobre o segmento: Jornalista econômico, Pedro Kutney, fala sobre a indústria automobilística no Brasil.
     
    Por cinco anos foi free-lancer escrevendo para a Automotive News International sobre o mercado automotivo brasileiro.
     
    Praticamente no mesmo período foi editor assistente de finanças no jornal Valor Econômico. Foram quase cinco anos de dedicação, ficou no Valor até março de 2006.
    A partir de outubro de 2006 passou a trabalhar na AutoData como editor da agência especializada em negócio e economia do setor automotivo.
     
    No ano de 2009 foi por um curto período coordenador de comunicação na Volkswagen. Já em outubro daquele ano saiu para ser editor da recém-lançada revista Automotive News Brasil, que pela primeira vez tentou se instalar no país. Um ano depois, com a paralisação das edições da Automotive News, passou a colaborador com o portal iCarros e Automotive Business, onde lançou a coluna eletrônica Observatório Automotivo.
     
    Em maio de 2011 foi contratado oficialmente como editor do Portal Automotive Business, onde permanece nos últimos quatro anos e vem acompanhando toda a evolução da revista e edições on-line do portal, com elaboração de notícias diárias e reportagens especiais.
     
    Em maio de 2012 Kutney foi o vencedor na categoria mídia impressa do 6º Prêmio SAE de Jornalismo, conferido pela seção brasileira da Sociedade de Engenharia Automotiva, pela matéria Evolução ou morte, publicada na edição de abril de 2011 da revista AB. A reportagem destacou a necessidade de a indústria nacional investir em tecnologia e inovação para garantir espaço entre os competidores globais. Para produzir uma análise completa, Kutney consultou estudos e diversos executivos da indústria automotiva.
     
    Antes, Pedro já conquistara menção honrosa no 5º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo com a reportagem Sustentabilidade S/A, a nova cara das empresas, também publicada pela revista Automotive Business. Em 2008 já havia também recebido menção honrosa na categoria internet na terceira edição do mesmo prêmio da Sociedade de Engenharia Automotiva, pela reportagem Sistema de Comunicação Salva Vidas após Acidente publicada pela Agência AutoData. E, em 2014, Pedro foi mais uma vez reconhecido pela SAE, recebendo o prêmio de destaque na categoria internet para a matéria Montadoras Fazem as Contas para o Inovar-Auto, publicada no Portal AB.
     
    Em novembro de 2012 recebeu o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, na 20ª edição da premiação, na categoria Blog, pelo conjunto do trabalho da coluna eletrônica Observatório Automotivo, publicada bimestralmente no portal AB e eventualmente também republicada em outros sites, como UOL e Carsale.
     
    Em abril de 2015 Pedro Kutney foi eleito entre os jornalistas ‘+Admirados da Imprensa Automotiva’, conquistou com 2.386 pontos a classificação entre os 13 primeiros jornalistas mais admirados do segmento. A eleição é uma realização do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress.
     
     
    Atualizado em abril/2015 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
    Informações conferidas pelo jornalista.