Paulo Totti

    Paulo Totti é gaúcho de Veranópolis, município da Microrregião de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

    Iniciou a carreira na Folha da Manhã, em Porto Alegre, e tem larga experiência na grande imprensa. Integrou a equipe fundadora da revista Veja, foi editor de Política de O Globo, editor-executivo do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil, correspondente em Washington, Buenos Aires e Cidade do México e assessor de imprensa do BNDES.

    Paulo Totti, trabalhou durante vinte e três anos na Gazeta Mercantil, em Porto Alegre e São Paulo, ao se referir à crise que assolou as empresas jornalísticas, afirmou: “os donos de jornais acreditaram em seu próprio editorial e, por isso, se endividaram tanto. A Gazeta não lia o que ela publicava”. Depoimento em ECO-PÓS- v.8, n.2, agosto-dezembro 2005, pp.108-124

    Foi repórter especial do Valor Econômico. Neste, em 2006, ganhou o Esso de Jornalismo Econômico com uma série de reportagens sobre a China. Venceu com uma série sobre a economia chinesa. A reportagem vitoriosa escreveu aos 55 anos de experiência, que, segundo ele, lhe ensinaram a importância dos detalhes. E foi ao sair para fumar, à porta de um hotel na China, que ele descobriu como iniciaria sua série de reportagens sobre o país.  Viu um cinzeiro com traços delicados, traduzindo toda a paciência oriental, mas produzido industrialmente.  O detalhe não era gratuito e, nas mãos de Paulo, serviu para explicar os rumos da China atual e o prêmio Esso.

    Em maio 2013 saiu do jornal Valor Econômico. “É um ponto fora da curva”, foi como definiu Paulo Totti, com quase 60 anos de jornalismo, a sua saída do Valor.

    Paulo sempre cobriu economia, e com excelência começou agosto de 2015 como gerente executivo das Agências da EBC. O cargo faz parte da recém-criada Superintendência Executiva de Agências e Conteúdo Digital, liderada desde maio por Denize Bacoccina. A área tem por objetivo integrar o trabalho das equipes das agências de texto, rádio e fotografia e das equipes de web e redes sociais.

    Na Agência Brasil, vai dirigir uma equipe de repórteres, editores e fotógrafos baseados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de correspondentes em outras capitais e no exterior. Nos próximos meses, a rede de correspondentes será ampliada com o envio de repórteres a outras cidades, aumentando o raio de ação da agência, cujo material é amplamente reproduzido por sites e jornais de todo o País, além de emissoras de rádio e televisão. Totti terá como missão principal o aprofundamento de uma cobertura factual de qualidade, equilibrada, dentro dos princípios da comunicação pública.

    Participou de edições do Congresso da Abraji e oficinas de texto. A última participação foi na edição de julho de 2015.

     

    Atualizado em agosto/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://apublica.org/2013/06/revoada-dos-passaralhos/

    http://www.coletiva.net/noticias/2015/08/jornalista-gaucho-assume-cargo-na-ebc/

    https://www.linkedin.com/pub/paulo-totti/3a/342/264

    Jornalistas&Cia – Edição 1001, de agosto/2015.

    http://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/viewFile/1111/1052