Paulo Nogueira

    Paulo Nogueira iniciou a trajetória no jornalismo no final da década de 70 como revisor da Folha de S.Paulo. “Fiz minha carreira na Era do Papel”, confirma.

    Da Folha migrou para a Editora Abril, onde começou como repórter da Veja, passou a editor da Vejinha São Paulo, foi diretor de redação da Exame, diretor editorial das revistas masculinas e depois diretor superintendente de uma unidade de negócios.

    Em 2006 foi convidado a ir para editora Globo como diretor editorial. Em 2009 seguiu para Londres como correspondente da Época.

    Baseado na capital da Inglaterra fundou e é Diretor editorial do Diário do Centro do Mundo (DCM), um portal brasileiro independente de notícias e análises políticas. Nascido como blog do jornalista quando era diretor editorial da Editora Globo, o blog transformou-se em portal de informações em janeiro de 2013. Nele, o jornalista aborda em português temas como jornalismo, ética, religião, política, entre outros.

    Depois do Globo o blog reestreou em formato de portal com novo layout, lançamento de uma sessão de hard news e a chegada à equipe de Kiko Nogueira, criador da revista Alfa, irmão de Paulo e também jornalista. O portal recebe uma média de 4 milhões de visitantes únicos por mês.

    Na sessão sobre nós do o DCM se apresenta como um portal que “faz a filtragem e o resumo dos fatos mais importantes do dia nas mais diversas áreas de interesse do público – política, economia, esporte, moda, cultura etc. Fornecemos links para as melhores matérias que saíram na imprensa brasileira e mundial, além de publicar as análises e opiniões de "nosso time de jornalistas e blogueiros”.

    O DCM trabalha com a equipe de colunistas e colaboradores formada por Emir Ruivo, Pedro Nogueira, Camila Nogueira, Mauro Donato, Pedro Cohn, Diego Marques, Lex Dominum, Jota Pinto Fernandes, Scott Moore, Joaquim de Carvalho, Lasciva e tem como editora de Redes Sociais Erika Kazumi Nakamura e desenvolvedor Web Tiago Tadeu.

    Em entrevista ao blog whohub Nogueira destacou as entrevistas que mais o marcaram: “foi uma que fiz com Nora Astorga, a sandinista. Jorge Luis Borges, Obdulio Varella, Fernando Henrique Cardoso, Paul McCartney foram outras entrevistas que gostei de fazer, por diferentes razões”.

    Há um texto no DCM em que Paulo fala (escreve) sobre a sua vida em Londres. Seguem algumas das frases cuidadosamente pinçadas, que fazem mais sentido no contexto original: “Londres em minha carreira. Isso é muito pouco. É melhor dizer: Londres em minha vida. / Londres me transformou como jornalista e como homem / (Londres) É, para todos nós, um ganho precioso em auto-suficiência. Devo isso a Londres. Devemos. / Profissionalmente, Londres me devolveu o entusiasmo perdido. / Voltei a escrever em Londres. E me digitalizei, com o Diário do Centro do Mundo. / Londres tem sido um MBA para mim". O texto completo está na ‘Galeria’ deste perfil.

    Em entrevista concedida a Adriano Silva, em 7 de setembro de 2015, do Brand content [marcas assumindo um papel de publishers, produzindo seu próprio conteúdo] Paulo Nogueira disse que “BC é uma coisa, jornalismo é outra”. A entrevista completa está na Galeria deste perfil.

     

     

    Atualizado em setembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Blog Diário do Centro do Mundo – http://colunas.epoca.globo.com/pelomundo/?feed=ss

    http://www.whohub.com/123pegar

    http://www.brasilemfoco.com.br/arquivos/jornalista-confirma-palocci-passou-dossie-caseiro

    https://www.youtube.com/watch?v=UruPx2_1NYY