Patrícia Trudes da Veiga

    Patrícia Trudes da Veiga é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, em 1983, concluiu MBA Gestão em Negócios Socioambientais na FIA / USP / Instituto de Pesquisas Ecológicas / Artemisia (2013);  e teve experiência em terceiro setor na Fundção Getulio Vargas – SP (2006).
     
    Trabalhou na assessoria de imprensa da Fundação Procon, em 1983. Em setembro de 1984, entrou para o jornal Folha de S.Paulo, onde está até hoje. Foi editora de Suplementos (Veículos, Imóveis, Classificados, Empregos e Negócios), da Folhinha e do Guia de Concursos.
     
    Após 30 anos de experiência na área de comunicação no Grupo Folha como repórter, editora assistente e editora deixou a Folha em janeiro de 2014. No grupo fez a organização de vários prêmios, entre eles, Empreendedor Social (desde 2006), em parceria com a Fundação Schwab; Prêmio Folha Empreendedor social de Futuro (desde 2009) e co-criadora da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais (desde 2010). Desde 2011 foi diretora executiva de Causa Social.
     
    Desde 2011 foi diretora executiva de Causa Social a partir de novembro de 2011, passou a se dedicar exclusivamente ao Prêmio Folha Empreendedor Social, do qual foi coordenadora-executiva, e à Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.
     
    Recebeu o Prêmio Folha de Jornalismo 1993, na categoria Serviço, pela matéria 12 dicas para uma viagem econômica, com Carlos Kauffmann e Simone Galib, publicada no caderno de Turismo; o Prêmio Embratel de Jornalismo 2004-2005, na categoria Reportagem sobre Responsabilidade Social, com a matéria Oito objetivos do milênio, publicada pela Folha de S.Paulo, em conjunto com Renato Essenfelder, Raquel Bocato, Estanislau de Freitas, Luanda Nera e Cíntia Acavara; e o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 2008/2009, na categoria Internet, pelo site Mapa de brincar, alocado na FolhaOnline, com Gabriela Romeu.
     
    De abril de 2014 e até 2015 foi repórter sênior free-lancer do Catraca Livre, em São Paulo. Lá cuidou da editoria GeraçãoE, que conta história de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade. No mesmo período passou a blogueira do Quem Inova atividade que mantém em abril de 2016. 

    Um pouco antes, em fevereiro de 2014, Patrícia assumiu como sócia sênior da QSocial – Agência de Comunicação Estratégica. A agência passou em abril de 2016 a elaborar o conteúdo do site Movimento Real.idade.

    A QSocial, além de Patrícia reúne as jornalistas ex-Folha de S.Paulo Paula Lago e Raquel Bocato, especializada em terceiro setor, faz o conteúdo jornalístico do site, iniciativa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon com o desafio de buscar um Brasil melhor, justo e mais preparado para as pessoas com mais de 50 anos.

    Na pauta estão reportagens diárias sobre mercado de trabalho, dinheiro, saúde e estilo de vida para esse público, com personagens fotografados pela agência NaLata, de Renato Stockler e Bruno Miranda, e infografias e animações produzidas pela Editoria de Arte, de Renato Brandão, e do Estúdio Saci, de Fernando Carvall. Na estreia, o site publicou os artigos de Diogo Lara, Mirian Goldenberg e Pasquale Cipro Neto. Sugestões de pauta pelo [email protected] ou 11-3484-7750.

     
     
     
     
    Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: