Patrícia Rodrigues

    Patrícia Rodrigues nasceu em São Paulo, capital, no dia 6 de maio de 1971. É bacharel em Jornalismo, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em 1993. 

    Em 1991, ainda como estudante, iniciou sua carreira como repórter das revistas dirigidas Química & Derivados e Plástico Moderno, ambas da Editora QD Ltda. Na área acadêmica, participou como bolsista do CNPq (1993) de um projeto de jornalismo científico com o trabalho O tratamento da informação científica em revista especializada (Superinteressante) e de interesse geral (Veja), pela ECA-USP. 
    Em 1994, depois de concluir o XI Curso Abril de Jornalismo em Revistas e estágios nas revistas Arquitetura e Construção e Casa Claudia, foi contratada como repórter da revista Nova Cosmopolitan. Atuou também como repórter e editora freelancer para as revistas Claudia (comportamento, sexo, trabalho e saúde), Quatro Rodas, Superinteressante (ciência), Crescer (seção filhos) e como produtora de conteúdo para CDs interativos (Micropower). 
     
    Em 1996, foi contratada pela revista Manequim, onde editou matérias de moda, artesanato/decoração e gastronomia, além de, coordenar equipes de produção culinária e da elaboração de novos especiais temáticos. Permaneceu no cargo até 2001.
     
    Nesse período, recebeu duas indicações para o Prêmio Abril de Jornalismo, em 1996, por trabalhos nas revistas Superinteressante e Manequim. Paralelamente, prestou serviços na área de edição de mídia eletrônica (Almanaque Abril em CD-ROM) e de livros para a Abril Multimídia (Claudia Cozinha, Jantares Requintados e Cozinha Light) e para a Júlio Louzada Publicações.
     
    A partir de 2003, passou a atuar também como colunista do site Modaalmanaque e na edição de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável (TV1 Editorial). Trabalhou ainda como editora de obras de referência na área de gastronomia, tanto para editoras quanto para empresas do ramo alimentício (Coleção Sabor de Festa, Julio Louzada Publicações; Cozinha de Sonhos, do Grupo M. Dias Branco; Receitas com Iogurte, da Top Therm; e livros temáticos para a Escola de Gastronomia Álvaro Rodrigues).
     
    Em 2006, participou de diversos projetos editoriais relacionados a revistas customizadas (CPFL Energia, Klabin-Segall, Red Report- Tam); e de publieditoriais (Guia Imobiliário Veja São Paulo, Guia de Home Centers, Revista Arquitetura & Construção e Revista Veja). 
     
    Em parceria com a Scribas Produção de Conteúdo, desenvolve trabalhos para publicações corporativas, agências de publicidade (Long Play e FAV Propaganda) e projetos de particulares.
     
    Em outra parceria, desta vez com o jornalista Celso Unzelte,criou, em 2012, a Bola Dentro Editora e Comunicação Ltda., para atender à demanda de serviços editoriais das principais empresas jornalísticas em diferentes áreas, especialmente as voltadas para o público feminino.
     
    Ainda no mesmo ano, trabalhou como diretora de redação da revista Nestlé com Você (publicação trimestral voltada para o consumidor) e editora-responsável da revista Atualidades Nestlé (publicação interna).
     
    Pela editora Bola Dentro, realiza trabalhos com textos sobre decoração e design para a Casa Vogue (Carta Editorial); Produção de conteúdo para agências de publicidade (Long Play e FAV) – mercado imobiliário; Reportagem e edição de textos para livros autobiográficos; Edição de livros de futebol; Edição de textos para o Anuário SP Notícias (do Governo do Estado de S. Paulo); Edição e reportagem de matérias de beleza, saúde e nutrição para Editora Abril (Claudia), Editora Símbolo (Corpo a Corpo e Dieta Já!) e de interesse geral para a RMC Editores (Na Poltrona – revista institucional do Grupo Itapemirim — Nos Trilhos e Revista da Abrale); Edição de revistas customizadas para a CPFL Energia (públicos internos e externo); Edição de catálogo para empreendimentos imobiliários (Agra Incorporadora); Reportagem e edição de textos para o site www.bebe.com.br (portal Revista Saúde!, da Editora Abril); Reportagem e edição de textos sobre beleza/saúde, comportamento/interesse geral e gastronomia para as revistas Na Poltrona, Abrale, Nos Trilhos e Ícaro (RMC Editora); Reportagem e edição de textos para as revistas Dona & Cia e Quarto do Nenê (Editora Símbolo); Edição e reportagem sobre atividades culturais para a Revista Continuum, do Instituto Itaú Cultural; Editora-assistente da Revista LTD (Editora Olga Krell & Associados – em 2007, não chegou a ser lançada no mercado); Edição e reportagem para publieditorial Guia Imobiliário Veja São Paulo (Editora Abril); Edição e reportagem para as revistas Cavallino (Ferrari) e Original Eve (Editora Leitura e Arte), de matérias de interesse geral, jóias e decoração; Edição de projetos de desenvolvimento sustentável para o Banco da Amazônia (TV1 Editorial); Edição de textos para o site da Pierre Cardin no Brasil; Edição da trilogia “Autobiografia do Automóvel Brasileiro”, de Claudio Habara, para a Editora Tempo & Memória; Edição dos livros apostilados “Série Receitas da TV”, de Álvaro Rodrigues; Edição