Patrícia Poeta

    Patrícia Poeta Pfingstag Soares nasceu em 19 de outubro de 1976, em São Jerônimo (RS). Graduou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em 1997. Fez mestrado em Cinema Digital na Universidade de Nova York (EUA), em 2004.
     
    O ano de 1997 marcou também o início de sua carreira: aluna de Lígia Tricot, então diretora de Jornalismo da TV Bandeirantes de Porto Alegre (RS), foi levada por ela para a emissora, onde atuou como repórter, editora e apresentadora. Três anos depois, morando em São Paulo (SP), entrou para a TV Globo, assumindo a apresentação da previsão do tempo dos telejornais Bom Dia São Paulo, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Começou, também, a apresentar os noticiários SPTV 1ª e 2ª Edições, aos sábados.
     
    Em julho de 2001, casou-se com Amauri Soares, então recém-nomeado diretor da Globo Internacional. Em 2002, o casal foi para Nova York, onde ficou até 2007. Patrícia passou os três últimos anos desse período atuando como correspondente da TV Globo nos Estados Unidos. Em 2008, de volta ao País, substituiu a jornalista Glória Maria na apresentação da revista eletrônica Fantástico.
     
    Sua primeira cobertura internacional como apresentadora do programa foi em 2011, quando retornou a Nova York para fazer reportagens especiais sobre os dez anos do atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center. Demonstrou, em quadros do programa, que a mistura entre Jornalismo e Ficção lhe atrai bastante, e que o Cinema pode tornar-se uma realidade mais presente em sua vida num futuro próximo.
     
    Em dezembro de 2011, assumiu o lugar de Fátima Bernardes na bancada e no cargo de editora-executiva do Jornal Nacional. Também atua como apresentadora do Globo Notícia 2ª Edição. Elogiada pela beleza pessoal e pela elegância de seus figurinos, não se abala com a condição de celebridade que alcançou pela constante presença nos lares brasileiros.
     
    Recebeu o Prêmio Melhores do Ano 2009, na categoria Melhor Jornalista, entregue no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Foi homenageada com o Troféu Guri 2011, promovido pela Rádio Gaúcha (RS), como uma das dez personalidades que mais fizeram o Rio Grande do Sul se destacar no Brasil e no Mundo.
     
    De acordo o g1 – portal de notícias da Globo – a jornalista Patricia Poeta vai deixar o Jornal Nacional no dia 3 de novembro de 2014, após três anos na bancada do telejornal ao lado de William Bonner, informou a TV Globo em comunicado divulgado no dia 15 de setembro de 2014. 
     
    “Estou para completar 15 anos no jornalismo da Globo. E, agora, terão sido três anos maravilhosos, inesquecíveis no Jornal Nacional. Quando aceitei com muita alegria o convite para ancorar o JN, propus esse prazo”, afirma Patricia na nota, que destaca o conclave e a eleição do Papa Francisco, as manifestações de junho de 2013, a Copa do Mundo no Brasil e as próximas eleições como alguns de seus principais trabalhos à frente do Jornal Nacional.
     
    Em 31 de outubro de 2014, Patrícia deixou a bancada do Jornal Nacional, mais de um mês depois que a emissora anunciara seu desligamento com a justificativa que ela ganharia um programa. O novo programa – É de Casa – foi anunciado em julho de 2015. Irá ao ar nas manhãs de sábado, ao vivo. Seis apresentadores vão comandar a novidade. Nele Patrícia Poeta estará ao lado de Tiago Leifert, André Marques, Ana Furtado, Cissa Guimarães, e Zeca Camargo. O É de Casa tem estreia marcada para o dia 8 de agosto.
     
    Em uma participação no Vídeo Show, Patrícia adiantou que: “Eu vou falar muito das pessoas que vivem dentro da casa, de relacionamento. Falaremos de vários assuntos que fazem parte da rotina”.

     

    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:

    http://gshow.globo.com/tv/noticia/2015/06/apresentadores-do-e-de-casa-contam-como-sera-o-programa.html

    http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2014/09/patricia-poeta-vai-deixar-o-jn-renata-vasconcelos-assume-bancada.html