Padre Gildásio Mendes

    GildásioMendes dos Santos é de Conceição da Barra (ES) nascido no dia 18 de março de1963.

    Conhecido porPadre Gildásio Mendes, é sacerdote da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco(SDB) da Missão de Mato Grosso.

    Na áreaacadêmica possui graduação e mestrado em Filosofia (1986) e Teologia (1992)concluídos na Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras do CentroUnisal de Lorena (SP). Possui especialização e mestrado em Jornalismo pelaPontifícia Universidade Salesiana (UPS) de Roma, na Itália (1990), e livredocência em Mídia e Arte (1998) pela mesma instituição; MBA em Telecomunicação- Realidade Virtual pela Michigan State University dos EUA (2000). Fez doutoradoem Comunicação na área da Influência da Mídia em Televisão pela Wayne StateUniversity de Michigan, nos EUA (2006). 

    Iniciou nojornalismo durante a década de 80 ao assinar os primeiros artigos sobreassuntos de espiritualidade e educação nas publicações da Congregação dospadres salesianos, em Campo Grande (MS).

    Em seguidapassou a acumular as atividades sacerdotais com a função de colunista doBoletim Salesiano também sobre juventude, comunicação e mais recentemente sobretemas de mídias digitais, redes sociais e novas tecnologias.  

    Posteriormenteacumulou essas atividades com o posto de membro do Conselho Nacional do BoletimSalesiano que é publicado em 29 idiomas. O boletim é publicado em 55 edições, com umatiragem estimada em cerca de 2 milhões de exemplares, que circulam pelo mundo. O informativo tem comomissão incentivar e divulgar o carisma salesiano a partir das característicasculturais e sociais de cada país onde é veiculado.

    Na sequênciaassumiu a coordenação da Rede Salesiana de Comunicação, onde desde então atua apartir da capital sul-mato-grossense, onde permanece.

    Durante adécada de 90 assessorou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) naárea de comunicação; há mais de uma década integra também o Setor deComunicação do organismo que reúne os Bispos da Igreja Católica.

    Ainda, nosúltimos cinco anos atuou como assessor de comunicação do Regional Sul 1 daCNBB, em São Paulo (SP).

    Antes deconcluir o doutorado em Telecomunicação já integrava o Comitê Internacional deEstudos da Comunicação da Congregação Salesiana, em âmbito nacional, eparticipava de congressos na área.

    Em 2003assumiu a diretoria da Faculdade Salesiana de Tecnologia (FASTEC) de Campinas(SP) e, dois anos depois, passou a ministrar aulas de especialização de MediaEffects, à distância, EAD, aos alunos da Wayne State University de Michigan, nosEUA.

    Desde 2010também acumula as atividades pastorais, acadêmicas e jornalísticas com o cargode pró-reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS),onde há mais de três anos integra a Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT),órgão mantenedor da instituição.

    Em 2012 o padresalesiano lançou o livro Geração NET: Relacionamento, Espiritualidade e Vidaprofissional, pela editora Paulinas, que aborda a influência do computador e dainternet nos processos cognitivos.

    Também é autor dos livros: Near or Far IThink of You Always (Ed. Faith, 2010); Television In Brazil – A Factor OfRacial Divide? (Ed. VDM, 2008); Do this in Memory of Me (Ed. UCDB, 2007); AsVirtudes e os Vícios da Internet (Ed. UCDB, 2005); A Tempo di Bit (Ed. Paoline,2003); On the Banks (Ed. UCDB, 2003); A Realidade do Virtual (Ed. UCDB, 2002);A Arte de Comunicar (Ed. UCDB, 2002); Lançai as Redes (Ed. UCDB, 2002); Ângelus(Paulus, 1996) e O Meu Viver é Cristo (Ed. Vozes, 1995). 

     

    Atualizado emnovembro/2012- Portal dos Jornalistas.

    Fontes:

    http://www.facebook.com/gildasio.m.santos,acessado em novembro/2012,

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268206T8,acessado em novembro/2012,

    http://cnbbsul1.blogspot.com.br/2012/11/encontro-da-pascom-discute-midias_24.html, acessado em novembro/2012,acessado em novembro/2012,

    http://www.ucdb.br/, acessado emnovembro/2012, 

    http://artistsandfishermen.com/gildasio.html, acessado em novembro/2012,

    http://valdenycruz.blogspot.com.br/2012_05_13_archive.html, acessado em novembro/2012,

    http://www.boletimsalesiano.org.br/index.php/colunistas,acessado em novembro/2012,

    http://www.correiodecorumba.com.br/?s=noticia&id=5045,acessado em novembro/2012,