Olivia Bulla

    Olivia Horta Bulla Piedade é mineira, nasceu em Belo Horizonte e faz aniversário no dia 18 de maio. Bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), desde 2004, concluiu pós-graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 2006. Na Universidade de São Paulo (USP) obteve em 2015 o grau de Mestre em Comunicação.
     
    Olivia é fluente em Inglês e Espanhol (certificados Cambridge e DELE) e traz também na bagagem em nível avançado o Mandarim (chinês simplificado – certificados HSK e HSKK).
     
    Recém-chegada à capital paulista, iniciou a carreira em um jornal semanal, que lhe garantiu renda para o meu sustento. O momento era de estudo, havia iniciado a especialização em Economia.
     
    Após cerca de um ano e meio Olívia optou em trabalhar área de interesse, na cobertura de macroeconomia e mercado financeiro. Teve uma breve passagem em uma agência de notícias, migrou depois de um ano, para uma empresa do mesmo segmento e de maior porte, líder na cobertura, em tempo real, de notícias sobre economia e mercado, nacional e internacional. Lá ficou por oito anos, aprimorando conhecimentos e desenvolvendo a habilidade de edição, além da reportagem.
     
    A trajetória evoluiu na seguinte sequência: a partir de novembro de 2004 trabalhou na reportagem do Jornal dos Concursos & Empregos; em 2006 passou a repórter de Economia da Agência Leia, de lá assumiu com editora-assistente em Finanças e Macroeconomia, no Broadcast da Agência Estado, período que se estendeu por oito anos.
     
    Desde junho de 2015 integra o time de repórteres da Agência CMA especializada no mercado financeiro brasileiro e internacional e focada na produção de reportagens em tempo real sobre os temas que movimentam a economia nacional, os preços das ações, as cotações do câmbio e as taxas de juros. O Grupo – com o mesmo nome – atua desde 1973 e está presente em 35 países.
     
    Assina o site A Bula do Mercado com notícias atualizadas sobre a evolução da economia versus política atual.
     
    Como pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) Olívia Bulla estuda o uso dos números como argumento de construção da objetividade no Jornalismo e a forma como o mundo do trabalho revela esse processo de produção da notícia. É um desafio que ela gosta de ter enquanto se prepara para vencê-lo.
     
     
    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
    Dados iniciais conferidos pela jornalista