Octavio Guedes

Octavio Guedes é formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Participou da fundação do jornal Extra (Grupo Infoglobo), como Editor Executivo e em 2014 segue como diretor de Redação. Trabalha na publicação desde 1998. São 16 anos de dedicação completados em 2014. Passou por Jornal do Brasil (RJ), O Globo (RJ) e O Dia. Octavio recebeu dois prêmios Esso e o prêmio Awards of Excellence, da Society for News Design.

O primeiro Esso veio em 2006 quando Octavio recebeu outro Prêmio Esso especial de primeira página, com a equipe Luiz Vieira Junior e Marlon Brum. A primeira página vencedora trazia a manchete: Eles são sem-terra, sem respeito, sem educação e sem vergonha, pelo jornal Extra. Foi publicada no dia 7 de junho de 2006 e intercalava “as vírgulas” do título, com fotos sobre o quebra-quebra promovido por cerca de mil manifestantes integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra no Congresso Nacional em Brasília. A manifestação terminou com 538 invasores presos e 26 feridos.

Em 2007, outro prêmio Esso também na categoria Primeira página, com a mesma equipe do prêmio anterior. A capa vencedora do jornal Extra, do Rio, desta vez trazia como manchete Autoridades já fizeram até piada com a crise aérea, e quem chora somos nós, além da foto da ministra rindo em cima e abaixo a de alguém chorando sobre um balcão de embarque.

A capa em homenagem a Michael Jackson publicada logo após a morte do astro da música pop mundial [Em 25 de junho de 2009], rendeu um prêmio internacional na 31ª edição do Prêmio Awards of Excellence, da Society for News Design (SND – sigla em inglês da Sociedade para o Design de Notícias), na categoria Páginas/Design de Notícias.

A capa que retratou a homenagem a Michael Jackson trazia a seguinte manchete: Michael Jackson: This is it, Finished!

Em 2010 lançou o blog Abobaji, segundo o ele publicou no blog “em represália à Abraji, a associação dos jornalistas investigativos que nunca o convidou para se filiar”. O blog propôs na edição de lançamento uma série sobre Mistérios que intrigam o Rio. A primeira matéria da série tratou sobre o segredo dos buraquinhos diferentes um do outro, como o umbigo, dos biscoitos Globo. A mesma matéria foi publicada no blog Entre sem Bater, que Octavio mantém.

Em março de 2013, assumiu como âncora o CBN Rio (Rádio CBN), programa que já participava há quatro anos, como comentarista.

Em junho de 2014 o Extra lançou, uma rede de colaboração por meio de whatsapp entre repórteres que cobrem o crime organizado no continente. A chamada Rede Narcosul tem um número de whatsapp exclusivo (55-61-9963-4315), para reunir repórteres da América Latina que desejem trocar informações, ideias ou pedir ajuda uns aos outros em investigações sobre narcotráfico, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e evasão de divisas.

Sobre a rede de colaboração Octavio Guedes, na função de diretor de Redação, considerou: “Ao abordar o tráfico de drogas como um problema transnacional, a cobertura de segurança pública dos jornais latino-americanos dá ao leitor a possibilidade de questionar se a lógica de enfrentamento policial nas periferias e bairros pobres da América Latina é a solução para o problema”.

O jornal também criou um endereço (redenarcosul@gmail.com) e três ferramentas – o whatsapp, o twitter (twitter.com/RedeNarcosul), que além do e-mail podem ser acessados de qualquer país, por qualquer jornalista interessado na cobertura do crime organizado.

 

Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia – ed. 951

Jornalistas&Cia – ed. 891

http://www.premioesso.com.br/site/popup/pop_primeiras_paginas_2007.htm

http://extra.globo.com/noticias/rio/capa-do-extra-em-homenagem-michael-jackson-ganha-premio-internacional-89812.html#ixzz2EgZANl00

http://meioameios.blogspot.com.br/2008/09/jornalismo-popular-0210.html

http://www.semanadojornalismo.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=140:conheca-os-convidados-confirmados-na-9o-semana-de-jornalismo-da-ufsc&catid=38:participantes&Itemid=66

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/extra_ensina_a_usar_redes_em_crises

http://alexandremadruga.files.wordpress.com/2011/08/entrevista-com-octavio-guedes-editor-chefe-do-jornal-extra.pdf

http://extra.globo.com/noticias/rio/capa-do-extra-em-homenagem-michael-jackson-ganha-premio-internacional-89812.html

1 comment

Get RSS Feed
  1. Walter Uchida

    Para Otávio Guedes:
    Antes parabenizo pelas suas análises diárias nos jornais da Globo News! SOU SEU FÃ INCONDICIONAL ( sem desmerecer os outros analistas – todos-as- que admiro sem exceção e também todos – as- âncoras) !
    Reflexão :
    Hoje acordei num mundo ‘faz de conta”.
    Faz de conta que temos um presidente lúcido e que não acha que o tal “corona” é apenas uma gripezinha!
    Faz de conta que as notícias das mortes relatadas no mundo são FAKE NEWS”
    Faz de conta que o inquérito em andamento contra a família bolmominions é um engodo!
    Faz de conta que o envolvimento da família em rachadinhas é invenção da imprensa!
    Faz de conta que o presidente não insufla os seus seguidores fanáticos a pegar em armas para ir contra o isolamento social!
    Faz de conta que ele não está por trás da turminha do ódio que divulga e financia os mais desavisados pela rede social!
    Faz de conta que sua eleição não teve interferência direta dessas notícias na internet para sua eleição em 2018!
    Faz de conta que tudo que escrevo não passe apenas do faz de conta

    Caro Otávio : agradeço pela sua atenção e se chegar a ler esta humilde reflexão!
    Obrigado de Coração ! Walter Uchida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *