Octavio Guedes

    Octavio Guedes é formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Participou da fundação do jornal Extra (Grupo Infoglobo), como Editor Executivo e em 2014 segue como diretor de Redação. Trabalha na publicação desde 1998. São 16 anos de dedicação completados em 2014. Passou por Jornal do Brasil (RJ), O Globo (RJ) e O Dia. Octavio recebeu dois prêmios Esso e o prêmio Awards of Excellence, da Society for News Design.

    O primeiro Esso veio em 2006 quando Octavio recebeu outro Prêmio Esso especial de primeira página, com a equipe Luiz Vieira Junior e Marlon Brum. A primeira página vencedora trazia a manchete: Eles são sem-terra, sem respeito, sem educação e sem vergonha, pelo jornal Extra. Foi publicada no dia 7 de junho de 2006 e intercalava “as vírgulas” do título, com fotos sobre o quebra-quebra promovido por cerca de mil manifestantes integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra no Congresso Nacional em Brasília. A manifestação terminou com 538 invasores presos e 26 feridos.

    Em 2007, outro prêmio Esso também na categoria Primeira página, com a mesma equipe do prêmio anterior. A capa vencedora do jornal Extra, do Rio, desta vez trazia como manchete Autoridades já fizeram até piada com a crise aérea, e quem chora somos nós, além da foto da ministra rindo em cima e abaixo a de alguém chorando sobre um balcão de embarque.

    A capa em homenagem a Michael Jackson publicada logo após a morte do astro da música pop mundial [Em 25 de junho de 2009], rendeu um prêmio internacional na 31ª edição do Prêmio Awards of Excellence, da Society for News Design (SND – sigla em inglês da Sociedade para o Design de Notícias), na categoria Páginas/Design de Notícias.

    A capa que retratou a homenagem a Michael Jackson trazia a seguinte manchete: Michael Jackson: This is it, Finished!

    Em 2010 lançou o blog Abobaji, segundo o ele publicou no blog “em represália à Abraji, a associação dos jornalistas investigativos que nunca o convidou para se filiar”. O blog propôs na edição de lançamento uma série sobre Mistérios que intrigam o Rio. A primeira matéria da série tratou sobre o segredo dos buraquinhos diferentes um do outro, como o umbigo, dos biscoitos Globo. A mesma matéria foi publicada no blog Entre sem Bater, que Octavio mantém.

    Em março de 2013, assumiu como âncora o CBN Rio (Rádio CBN), programa que já participava há quatro anos, como comentarista.

    Em junho de 2014 o Extra lançou, uma rede de colaboração por meio de whatsapp entre repórteres que cobrem o crime organizado no continente. A chamada Rede Narcosul tem um número de whatsapp exclusivo (55-61-9963-4315), para reunir repórteres da América Latina que desejem trocar informações, ideias ou pedir ajuda uns aos outros em investigações sobre narcotráfico, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e evasão de divisas.

    Sobre a rede de colaboração Octavio Guedes, na função de diretor de Redação, considerou: “Ao abordar o tráfico de drogas como um problema transnacional, a cobertura de segurança pública dos jornais latino-americanos dá ao leitor a possibilidade de questionar se a lógica de enfrentamento policial nas periferias e bairros pobres da América Latina é a solução para o problema”.

    O jornal também criou um endereço ([email protected]) e três ferramentas – o whatsapp, o twitter (twitter.com/RedeNarcosul), que além do e-mail podem ser acessados de qualquer país, por qualquer jornalista interessado na cobertura do crime organizado.

     

    Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – ed. 951

    Jornalistas&Cia – ed. 891

    http://www.premioesso.com.br/site/popup/pop_primeiras_paginas_2007.htm

    http://extra.globo.com/noticias/rio/capa-do-extra-em-homenagem-michael-jackson-ganha-premio-internacional-89812.html#ixzz2EgZANl00

    http://meioameios.blogspot.com.br/2008/09/jornalismo-popular-0210.html

    http://www.semanadojornalismo.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=140:conheca-os-convidados-confirmados-na-9o-semana-de-jornalismo-da-ufsc&catid=38:participantes&Itemid=66

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/extra_ensina_a_usar_redes_em_crises

    http://alexandremadruga.files.wordpress.com/2011/08/entrevista-com-octavio-guedes-editor-chefe-do-jornal-extra.pdf

    http://extra.globo.com/noticias/rio/capa-do-extra-em-homenagem-michael-jackson-ganha-premio-internacional-89812.html