Octávio Florisbal

    Octávio Frioli Florisbal nasceu no dia 20 de maio de 1940, em São Paulo (SP). Mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), sozinho, aos 15 anos, para estudar no tradicional Colégio Pedro II e no Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ).
    Fora do Jornalismo, começou a trabalhar em 1961 como auxiliar administrativo em uma das principais agências de publicidade da época, a J. Walter Thompson. Mais tarde, formou-se em Comunicação e Marketing na Escola Superior de Propaganda (Espm), em São Paulo, e participou de diversos cursos de especialização, em Nova York, nos Estados Unidos.
    Atuou na agência Norton Publicidade como diretor de Planejamento de Mídia, com o desafio de estruturar o departamento da agência. Em 1972, foi contratado pela Lintas Internacional, onde permaneceu durante dez anos.
    Iniciou a trajetória na TV Globo em 1982, onde foi contratado para estruturar o Departamento de Marketing da emissora. Entre os principais objetivos estava a criação de um canal de comunicação permanente entre a área comercial e as áreas de Programação, Criação, Produção e Jornalismo.
    Na Central Globo de Marketing, foi diretor por oito anos (de 1982 a 1990), até ser nomeado superintendente comercial. Em setembro de 2002, assumiu interinamente o cargo de diretor-geral da TV Globo, logo após o afastamento da executiva Marluce Dias. Durante dois anos, acumulou a função com os atributos de superintendente comercial. Foi efetivado no cargo de diretor-geral da TV Globo em outubro de 2004.
    Em abril de 2009, recebeu o título de Personalidade do Ano 2008, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).
    Em janeiro de 2013, deixará a direção geral da Rede Globo e passará a integrar o Conselho de Administração das Organizações Globo e Participações SA.
    Atualizado em outubro de 2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: