Northon Bassan

    Northon Augusto Bassan nasceu no dia 18 de julho de 1988. Formou-se jornalista pela União das Faculdades de São Paulo (Uniesp/SP), em Hortolândia (SP).

    No Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, apresentou o estudo Mídia & Poder, o videodocumentário no qual fez a análise e estudo da quebra da ética nos meios de comunicação, desde o período da Segunda Guerra Mundial, com a transmissão radiofônica do romance Guerra dos Mundos por Orson Wells, onde o autor aborda o sensacionalismo, a manipulação e da espetacularização dos fatos. O Mídia & Poder apresenta depoimentos de fontes especializadas, discussões relacionadas ao sensacionalismo, omissão e manipulação emitidas nos períodos dos acontecimentos que chocaram o mundo: World Trade Center e os casos Isabella Nardoni e Suzane Richthofen.

    Pouco antes de iniciar a carreira como jornalista, trabalhou como auxiliar administrativo, secretário escolar e professor voluntário da Escola de Educação Especial Anne Sullivan.

    No Jornalismo, começou como revisor e editor voluntário da ONG Centro Cultural Rio Jacuba, em janeiro de 2007. Em seguida atuou como assistente administrativo do Bunge Brasil/BTO (IBM, em Hortolândia, SP).

    Em 2008, foi bolsista do Escola da Família, um programa do Governo Federal, onde implantou cursos gratuitos em unidades da rede estadual de ensino de Hortolândia, SP. Voltado para o atendimento da população carente, o programa oferecia à comunidade cursos de idiomas, informática e habilidades físicas em esportes e pintura. Lecionou no curso de comunicação da língua Brasileira de Sinais – Libras – que oferece condições de interagir com pessoas surdas. Formou duas turmas, com direito a certificado de conclusão. No curso de informática foram formadas quatro turmas, tanto no sistema operacional Windows quanto no Linux.

    Entrou como estagiário na Secretaria Municipal de Educação, onde fazia a cobertura de eventos como fotógrafo e repórter, além de postagens de reportagens no site do órgão público. Em seguida foi estagiário na assessoria de Imprensa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região onde, além de acompanhar audiências judiciais, participava do boletim do tribunal.

    No começo de 2012, foi produtor e pauteiro na Rede Anhanguera de Comunicação atuando nas editorias de Cidades e Política. Fazia contato e visitas nas delegacias e órgãos públicos da região. Ainda no mesmo ano atuou como assessor de imprensa nas eleições municipais.

    É repórter freelance do jornal RMC, da Região Metropolitana de Campinas, SP. Mantém o blog Comunicare, alocado no portal Blogger desde janeiro de 2012. Também atua como Designer Gráfico: criação e diagramação e layout de revista.

    Entre as matérias especiais desenvolvidas destaca: show Noite Preta, da cantora Preta Gil, em Campinas; Tour Los Momentos, com Julieta Venegas, em São Paulo, a convite da imprensa do Teatro Bradesco. Além do documentário gravado no bairro Itatinga, em Campinas, sobre a Saúde e as profissionais do sexo, com entrevista em campo.

    Entre atividades assinala que é voluntário na Ong Centro Cultural Rio Jacuba, atuou como idealizador da obra com participação na elaboração, edição e diagramação da obra literária A Alma do Mundo, poemas sobre o meio ambiente e a natureza.

     

     

    Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:
    Informações fornecidas pelo jornalista
    Communicare, o portal de notícias