Natacha Cortêz

    Natacha Cortêz nasceu em Maringá (Paraná), viveu em Buenos Aires (Argentina), mora em São Paulo capital. É bacharel em Desenho de Moda (Fashion Design, Fashion/Apparel Design) pelo Centro Universitário de Maringá (PR), em 2008. Possui uma pós-graduação em Jornalismo pela Universidade Cásper Líbero, São Paulo/SP, em 2012 e outra em Direção Criativa pela Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo/SP, em 2011.

    Começou a carreira como assistente de redação na Agência Cartaz em maio de 2010, em São Paulo. Ficou na agência até agosto de 2011.

    Passou a repórter para os sites das revistas Tpm e Trip, na Trip Editora em julho de 2012, onde permaneceu até setembro de 2013.

    É uma das autoras e colaboradora no site Confeitaria. A Confeitaria é uma publicação independente, originalmente na internet, criada em 2012, formada por uma comunidade de mais de 40 autores, ilustradores e colaboradores com diferentes referências e estilos, que se pautam pela diversidade temas. Natacha está com o grupo há quase quatro anos, desde janeiro de 2012

    Em outubro de 2013 passou a repórter da revista Tpm, da Trip Editora, onde permanece em 2015.

    Em julho de 2015 Natacha Cortêz com as jornalistas brasileiras Ana Beatriz Anjos e Gabriela Sá Pessoa foi vencedora da terceira edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde (do espanhol, Premio Roche de Periodismo en Salud, promovido pela Fnpi, Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano Gabriel García Márquez), na categoria Jornalismo Escrito. O trabalho vitorioso Dor em dobro foi publicado pela Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo. Eleito entre os 231 trabalhos que se inscreveram nesta categoria, a reportagem é uma investigação sobre o serviço de aborto legal realizado na rede sanitária pública do Brasil. Aborda temas como as barreiras e travas burocráticas, políticas e morais que impedem que muitas mulheres brasileiras possam exercer o direito de realizar o aborto dentro das condições que estabelecem a lei. Leia aqui a reportagem Dor em dobro.

    Em março de 2015, o site Oppa Design entrevistou a Natasha para a reportagem especial Mulheres de Verdade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O blog se apresenta lembrando que: “Sabe aquele calço que a gente põe no pé da mesa pra não balançar? É design. ”

     

     

    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://youtu.be/5IPBpT3zol8

    http://blog.oppa.com.br/sobre/

    https://www.linkedin.com/pub/natacha-cort%C3%AAz/60/713/986

    http://www.confeitariamag.com

    http://premiorochedejornalismo.com/2015/07/anna-beatriz-pouza-gabriela-sa-pessoa-e-natacha-cortez-do-brasil-vencem-o-premio-roche-de-jornalismo-em-saude-na-categoria-jornalismo/