Mauro Zanatta

Mauro Zanatta é graduado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB/DF). Tem master em Jornalismo Internacional no Programa Balboa, parceria Fundación Diálogos-Universidad de Navarra, com tese sobre a história e as reformas da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia. É paranaense de Francisco Beltrão.

É chefe de Redação do jornal O Estado de S.Paulo em Brasília. Foi coordenador de Economia e repórter especial no Estadão. Antes, foi editor e coordenador do Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.

É autor de reportagens especiais e coberturas internacionais em países como China, Emirados Árabes, Alemanha, Itália, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Argentina.

Cobriu política, agronegócios, finanças, temas fundiários, agrários, indígenas e ambientais. Fez reportagens sobre as principais obras de infraestrutura no País, sobretudo na Amazônia, além de ter retratado algumas das mais relevantes novas áreas de pesquisa e fronteira agrícola e pecuária em várias regiões.

Na política, cobriu Congresso, Presidência da República e eleições presidenciais, além de disputas eleitorais estaduais e municipais em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Foi repórter de economia em duas passagens no Valor Econômico (2000-2002 e 2005-2012) e na Gazeta Mercantil (1997-2000). Também cobriu política no Correio Braziliense (1996-1997).

Nas eleições de 2002, trabalhou como correspondente no Brasil do jornal Expansión e da agência EuropaPress, ambos com sede em Madrid (Espanha). Coordenou a Comunicação no Ministério da Agricultura (2003-2004).

Recebeu os prêmios BM Embrapa de Reportagem (1999); AGCO Massey Ferguson de Jornalismo (2014); e Cooperativismo na Imprensa Cooperativas de São Paulo (2009).

É coautor do livro Vida Brasileira – Reportagens do Brasil produtivo, publicado pela Gazeta Mercantil (Editora Lazulli), em 1999.

Foi professor-colaborador do Curso de Extensão em Jornalismo Econômico, vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da Universidade de Brasília (2003-2005).

Fez palestras e mediou debates e seminários em Buenos Aires, Madrid, Brasília, São Paulo, Fortaleza e Cuiabá.

 

 

Atualizado em abril/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista.

[1] http://t.co/gw6jo9NKDr

https://maurozanatta.wordpress.com/about/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *