Maurício Oliveira

    <lt;p style=”text-align: justify;” class=”MsoNormal”>Maurício Oliveira é carioca de origem criado em Araranguá,no sul de Santa Catarina.

    É formado em Jornalismo pelo Centro de Expressão eComunicação (CCE) do Curso de Jornalismo da UFSC de Florianópolis (SC) desde1996; na mesma instituição concluiu mestrado em História em 2007.

    Iniciou a carreira na área em 1993 como foca do jornal-laboratórioZero do CCE da UFSC onde chegou a ter quatro matérias assinadas em uma sóedição e recebeu três vezes o prêmio de Melhor Reportagem do Set Universitário,promovido pela PUC-RS.

    Em seguida trabalhou como repórter nos jornais catarinensesO Estado e A Notícia, este último veículo da RBS onde tinha ampla liberdadeeditorial.

    Depois se mudou para São Paulo (SP) onde foi repórter geraldos jornais Gazeta Mercantil e O Estado de S.Paulo.

    De 1999 a 2003 integrou a redação da revista Veja na qualatuou como repórter de geral; depois atuou como coordenador editorial daContexto, editora especializada em livros de História.

    Em 2003 voltou a morar em Florianópolis (SC) e passou aatuar como repórter freelancer e a colaborar com uma série de publicaçõesimpressas da imprensa brasileira, entre as quais, as revistas Veja, Exame,Superinteressante, VIP, Caros Amigos, Viagem e Turismo e Você S/A, e também comos jornais paulistanos O Estado de S.Paulo e Valor Econômico, além departicipar da elaboração de anuários, reportagens e edições especiais.

    Desde 2008 mantém o blog Vida de Frila onde compartilha suasexperiências e trata dos desafios do trabalho de jornalista independente nomercado atual.

    Em 2010 lançou o livro Manual do Frila publicado pela Ed. Contexto;na obra Maurício Oliveira relata sua trajetória de jornalista fora da redação edá dicas para os profissionais da área.

     

     

     

    Atualizado em novembro/2012- Portal dos Jornalistas.

     

     

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/mauricio-oliveira/17/307/860,acessado em novembro/2012,

    http://vidadefrila.blogspot.com.br/, acessado emnovembro/2012,

    http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/54704/jornalista+freelancer+ha+10+anos+da+dicas+de+como+ser+requisitado+fora+das+redacoes, acessado em novembro/2012,

    http://www.semanadojornalismo.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136:ex-alunos-e-de-experiencia-em-experiencia-que-se-constroi-uma-carreira&catid=53:8semana&Itemid=73,acessado em novembro/2012.