Matheus Trunk

    Matheus Almeida Trunk nasceu em São Paulo (SP) no dia 26 de março de 1988. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), de São Bernardo do Campo (SP), e fez pós-graduação em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (Abjl/SP).
     
    Em outubro de 2006, fundou e editou a revista eletrônica Zingu!, publicação dedicada ao cinema paulista, que recebeu o Prêmio do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura 2010 (Ibac).
     
    É autor dos livros O Coringa do Cinema (Giostri, 2013), biografia do cineasta Virgílio Roveda, e Dossiê Boca: Personagens e histórias do cinema paulista (Giostri, 2014).
     
    Desenvolve pesquisa sobre as divisões de acesso do futebol paulista e brasileiro. No esporte, trabalhou como apresentador, produtor e comentarista do programa esportivo semanal FATV, da emissora web allTV (SP), entre fevereiro de 2011 e dezembro de 2013.
     
    Criou e edita no portal Blogger, desde setembro de 2013, o blog Violão, Sardinha e Pão, espaço em que compartilha informações sobre as pesquisas que desenvolve na área de memória cultural da cidade de São Paulo e foca no trabalho desenvolvido pelo cinema paulista.
     
    Foi entrevistado para o documentário em curta-metragem O Cinema da Rua do Triunfo (Lumos Produções, 2014).
     
    É filiado à União Brasileira de Escritores (UBE) e à Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), e sócio e torcedor da Sociedade Esportiva Palmeiras.
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes: