Marili Ribeiro

Marili Ribeiro, paulistana, faz aniversário em 15 de outubro, possui formação em Jornalismo e História (FFLCH), com cursos de extensão universitária em Economia (FEA), pela Universidade de São Paulo (USP), e em Comunicação/Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Exerce a profissão em comunicação há mais de 20 anos tendo passado pelas redações de grandes veículos como Estadão, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Agência Dinheiro Vivo (de Luís Nassif), Revista Isto É, Revista Senhor e Jornal Diário Popular. Faz aniversário em 15 de outubro. Começou a carreira no Diário Popular como “foca”, na época não existia o termo trainee.

Deixou o Estadão em dezembro de 2011 na reestruturação promovida, na época, pelo Grupo Estado quando Marili Ribeiro atuava na área de Economia – Mídia e Publicidade.

Trabalhou com assessoria de imprensa na agência de relações públicas Publicom, associada aos grupos internacionais de PR Golin Harris e Weber Shandwick, liderando uma equipe de assessores em São Paulo. Também coordenou equipe de comunicação das Secretarias de Estado de São Paulo na Cultura (gestão Claudia Costin) e da Justiça e Defesa da Cidadania (gestão Eloisa Arruda), ambas em períodos distintos no governo de Geraldo Alckmin.

Em mídia eletrônica, trabalhou na TV Tupi e TV Gazeta, além de ter coordenado a equipe de jornalismo da Rádio Guarani, dos Diários Associados, em Belo Horizonte (MG). Realizou trabalhos jornalísticos de reportagens a matérias especiais para as publicações: Folha de São Paulo (caderno Sinapse e revista Top Of Mind); Jornal Valor Econômico; Revista Exame; Revista Claudia; Superinteressante; Pequenas Empresas & Grandes Negócios; Vogue; Carta Capital; Revisa Pesquisa Fapesp; Forbes e Revista Indústria Brasileira (da CNI).

Fez parte da equipe de jornalistas que participou da edição especial da revista da Fapesp que celebrou os 50 anos da instituição e que trouxe 50 reportagens sobre 50 projetos apoiados, distribuídas em 258 páginas. 

Em comunicação empresarial integrou a equipe de comunicação interna do Banco Itaú, e ainda editou e produziu conteúdo para relatórios anuais da Fundação Bradesco e do Banco Santos. Prestou consultorias em comunicação e media training para corporações como Petrobrás Centro Sul, Kraft, Novartis, AmBev, BankBoston e Danone.

Marili Ribeiro é vencedora do Prêmio Comunique-se em 2007 e 2009, e finalista na edição de 2011

Está no site do jornal americano The Huffington Post (associados à Abril) com o blog brasilpost.com.br/marili-ribeiro no portal Brasil Post. Mantém também o blog mariliribeiro.com com notícias sobre mídia, publicidade, marketing e consumo.

Marili nos conta sobre a trajetória dela no jornalismo: “sobre a minha atividade profissional, nunca deixei o blog iniciado nos tempos do Estadão, por causa dele, acabei convidada para integrar o universo blogueiro do Brasil Post”.

Em outubro de 2014 segue desenvolvendo projetos de conteúdo “com pegada Jornalística”. Nas eleições para presidente em 2014 fez parte da equipe de comunicação da Campanha da candidata Marina Silva. “Grande vivência”, observa.

Participou do “projeto inovador” de branded content para a GE veiculado no Valor, com a jornalista Sandra Balbi e outros profissionais, durante quase seis meses, quatro páginas semanais e ainda resultaram numa revista com 160 páginas. A preparação da edição especial envolveu outros tantos profissionais talentosos que Marili faz questão de mencionar e que colocamos aqui em link.

Depois dele, participou de outro projeto de geração de conteúdo/formatação de repertório para a criação do Instituto Cultural GVT. 

 

Atualizado em outubro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://mariliribeiro.com/

http://www.brasilpost.com.br/the-blog

http://www.brasilpost.com.br/marili-ribeiro/

http://www.linkedin.com/pub/marili-ribeiro/80/5a1/7ab

http://wwinkw.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=131

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=738

 

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