Mariana Laboissière

    Mariana Laboissière Baeza nasceu em Paracatu, Minas Gerais, faz aniversário em 11 de julho. É formada em Jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), em 2009.

    No início da carreira foi estagiária na APEX-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos a partir de janeiro de 2008.

    Passou a trabalhar como repórter no Jornal de Brasília em fevereiro de 2010. Por mais de um ano sugeriu pautas, apurou e escreveu matérias diárias e especiais.

    Em 15 de outubro de 2010 começou como repórter na editoria de Cidades do Correio Braziliense, em Brasília. No Correio é responsável por matérias como O golpe na boa-fé, que denunciou a falcatrua de associações-fantasma que arrecadavam doações não para a finalidade descrita e sim para o usufruto dos farsantes.

    Com a jornalista Simone Kafruni produziu a reportagem Perigo no ar de Paracatu, que foi indicada como finalista do Prêmio Esso de Jornalismo em setembro de 2015 pelo Correio Braziliense. A matéria aborda em uma série de 11 reportagens a relação dos casos de câncer em Paracatu (MG) e a extração de ouro.

    Sobre a indicação Mariana postou no facebook: “Foi com muita felicidade e com um sentimento de dever cumprido que recebi, ontem, a notícia de que uma das minhas reportagens sobre Paracatu é finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Não vou mentir que foi fácil falar sobre um assunto tão delicado, ainda mais conhecendo de perto tal realidade. Briguei pela pauta durante quatro anos até que conseguisse, de fato, apurar melhor a história. E valeu a pena. Foram mais de nove matérias sobre a mineração em zona urbana e o impacto disso aos moradores do município mineiro. Já me sinto vitoriosa por estar nessa final – coisa que sequer imaginava. E tenho muito a agradecer a todos os que apostaram nessa história, os que me ajudaram na apuração, na edição das reportagens, na fotografia, à Simone Kafruni, que também está comigo nessa, por ter redigido boa parte do material, e à minha família, que também passou por isso comigo. Muito obrigada mesmo!!!”

    Mariana é também blogueira e editora do Ipqñ? .

     

     

    Atualizado em setembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Inglês espanhol

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/pub/mariana-laboissi%C3%A8re/24/707/163

    http://ipqn.com.br/

    https://twitter.com/marilaboi

    https://www.facebook.com/marylaboissiere