Mariana Durão

    Mariana Durão nasceu em 3 de agosto de 1978, no Rio de Janeiro (RJ). É formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj/RJ) e em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha/RJ). Concluiu o MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras para Jornalistas da Bolsa de Mercados e Futuros (BM&F/SP).

    Começou a carreira em duas rápidas passagens como estagiária do caderno regional Gazeta do Rio (RJ), entre os anos de 1998 e 1999, na sucursal carioca da Gazeta Mercantil. “Depois de trabalhar na página diária de Esportes da Gazeta do Rio, passei pelas editorias de Legislação e Economia, ambas no caderno regional”.

    Após um período afastada do Jornalismo, concluindo o curso de Direito e trabalhando na Procuradoria do Município do Rio de Janeiro, retornou ao mercado em agosto de 2002, no Jornal do Commercio (RJ), como repórter do caderno Seu Dinheiro. Em dezembro de 2003, foi transferida para Economia e Empresas, no primeiro caderno, função que exerceu até sua saída do jornal, em outubro de 2007.

    Entre seu desligamento do Jornal do Commercio e sua ida para O Globo (RJ) no ano seguinte, chegou a cobrir licença maternidade na sucursal fluminense da revista Exame, mesma época em que concluiu o MBA. Em O Globo, foi repórter da coluna Negócios&Cia, de Flávia Oliveira por cerca de três anos, quando, em meados de 2011, foi transferida temporariamente para o time da Reportagem de Economia, a convite da editora Cristina Alves.

    Foi contratada em janeiro de 2012 pela Agência Estado (SP), onde é repórter de Economia, no Rio de Janeiro, com foco na cobertura da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No mesmo ano, ganhou o Prêmio Destaque Redação Agência Estado, na categoria Reportagem de Negócios com o especial Crise adia projetos industriais no total de US$ 95 bilhões, ao lado de Monica Ciarelli.

    É filha da jornalista Vera Saavedra Durão.

     

     

    Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações cedidas pela própria jornalistahttp://br.linkedin.com/pub/mariana-dur%C3%A3o/12/77b/6b4

    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=459

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1195