Maria Teresa Leal

Maria Teresa de Paula Leal nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, no dia 20 de dezembro. Começou a trabalhar no jornal Hoje em Dia antes de se formar, como estagiária do setor de pesquisa em 1992.

Ao concluir o curso de Jornalismo no Centro Universitário Uni-BH em 1996, foi efetivada como repórter da editoria de cidades. Mas foi no suplemento infantil e na página Atitude (voltada ao público adolescente), que atuou por seis anos e conseguiu maior projeção.

Em 2002, recebeu o título de Jornalista Amiga da Criança, concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) pelo conjunto de matérias em defesa desse público.

Em 2005, publicou, pela editora Lê, em parceria com seu irmão, o também jornalista e publicitário João Basílio, o livro Meu Tempo e o Seu, coletânea de contos sobre a infância com a participação de autores premiados como Ângela Machado, Ziraldo, Leo Cunha, Tatiana Belinky e Fernando Bonassi.

Em 2006, deixou a redação do Hoje em Dia para ser repórter colaboradora das revistas Encontro e Época, trabalhos que realizou até 2008. No mesmo ano, concluiu pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC/Minas. Assumiu, então, a coordenação da assessoria de comunicação Secretaria de Estado de Defesa Social, onde participou da organização de uma Conferência Nacional de Segurança Pública. Deixou o cargo em 2011.

Passou pelas redações da revista Viver Brasil e jornal O Tempo. O período ficou marcado pela participação da cobertura do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria(RS), na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, que causou a morte de 242 jovens.

Em 2013, convidada pelo jornalista Hiram Firmino, assumiu o cargo de editora-assistente da revista Ecológico, desmembrada do suplemento JB Ecológico no extinto Jornal do Brasil.

Maria Teresa Leal tem como hobbies cinema, dança e culinária.

 

 

Atualizado em janeiro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pela jornalista

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *