Maria Laura Neves

    Maria Laura Neves nasceu em São Paulo (SP), em 8 de fevereiro de 1983. Iniciou a carreira como estagiária da revista Época, em 2004, cobrindo o setor de Economia e Negócios. Dois anos depois, logo após o término da faculdade, foi promovida a repórter da mesma área.

    Em 2009, transferiu-se para a revista Marie Claire, onde foi editora de Sociedade. Em fevereiro de 2012 virou editora na revista Claudia. E em abril de 2014 retornou para Marie Claire, onde trabalha como editora-sênior.

    Foi apontada como destaque de 2009 pelo Prêmio Editora Globo de Jornalismo.

    Em 2010 foi recebeu o prêmio de Jornalista do Ano da empresa.  Também neste ano, recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, a mais importante do gênero no Brasil, com a matéria Escravas da Moda, publicada na revista Marie Claire.

    Em 2011 foi premiada na categoria América Latina no Lorenzo Natali International Prize, voltado para reportagens investigativas e de Direitos Humanos e realizado pela União Europeia. A matéria premiada nessa ocasião foi Terra Sem Lei, sobre o impacto da construção das usinas hidrelétricas em Rondônia na vida das mulheres locais, também publicada na Marie Claire.

    No ano de 2012, levou o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Comportamento com a matéria Mães Excepcionais, sobre a adoção de crianças especiais e publicada na revista Claudia. Também foi finalista do prêmio HSBC Jornalistas&Cia com a matéria A Vida nos Extremos, sobre como a cheia na Amazônia e a seca no Nordeste mudaram a vida das mulheres desses lugares, também da Claudia.

    Em 2014 entrou para lista dos 246 jornalistas mais admirados do país – a primeira seleção da premiação dos Cem mais admirados, realizada em parceria entre o Jornalistas&Cia e a Maxpress.

     

    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista