Maria Fernanda Macedo

    Maria Fernanda Macedo nasceu em Nova Friburgo (RJ),  em um dia 5 de maio. Formou-se em Comunicação Social/Jornalismo no Instituto de Artes e Comunicação da Universidade Federal Fluminense (Iacs-UFF/RJ), em 2001. Fez mestrado em Comunicação e Cultura na mesma instituição de ensino em 2004.
     
    Começou a carreira como trainee de assistente de Marketing no Sistema Globo de Rádio, onde, além de atividades institucionais, atuou como assistente de edição do site SGR, atualizando diariamente as páginas das emissoras CBN, Globo FM, 98 FM e Globo, além de cobrir férias como redatora do site Radioclick.
     
    Em dezembro de 2004, atuou como assessora de Imprensa sênior na área de Cultura da agência Approach Comunicação Integrada. De 2006 até 2010, trabalhou com a conta da gravadora de discos Som Livre, participando, entre outros, da estratégia, pré-lançamento e acompanhamento do case envolvendo a carreira da cantora Maria Gadú. Além disso, na Aprroach, atuou na área de Gastronomia e participou da campanha Pena de Ouro da Lei Áurea para o Museu Imperial de Petrópolis.
     
    A partir de julho de 2010, passou a responder pela Coordenação de Comunicação e pela edição do site da Cátedra Unesco de Leitura PucRio, junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ministrou oficinas e aulas sobre formação de leitores e editores e sobre a poesia e a política em Affonso Romano de Sant'Anna e Renato Russo. Paralelamente, assumiu, entre setembro de 2010 e setembro de 2012, a edição do site, do blog e das mídias sociais do Instituto Millenium, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) mantida pelos grupos Abril, Suzano e Gerdau.
     
    Coordenou, de junho a setembro de 2013, as ações de Imprensa da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro com a agência Fagga GLevents. Em outubro, trabalhou, como freelancer, do atendimento da área de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a agência Textual. No mesmo mês, começou como editora de Conteúdo da Administração Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), onde permaneceu até julho de 2014. Foi, entre maio e novembro de 2015, assessora de Comunicação do Nova Friburgo Country Clube.
     
    Desde junho de 2016, é empreendedora e curadora da Conectivos Curadoria, que oferece formação e acesso ao conhecimento através de cursos livres, oficinas, clubes de leitura e eventos, desenvolvidos para indivíduos, grupos, escolas, empresas, fundações e instituições que buscam realizações e resultados conectando-se ao conhecimento e à cultura. Ao mesmo tempo, lançou e edita – com Ana Sílvia Mineiro, Luciana Neiva, Pedro Landim e Roni Filgueiras –, o portal UpTo Serra, um guia de serviços e notícias para moradores e visitantes da Serra Fluminense, que pretende contemplar tudo o que acontece nos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
     
    É ledora para deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant, do Rio de Janeiro. Manteve, entre agosto e novembro de 2013, o blog Marife Macedo Escrituras, na plataforma WordPress.
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes: