Marcos de Moura e Souza

Marcos de Moura e Souza é bacharel em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), São Paulo, em 1995. Fez pós-graduação lato sensu, em Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, em 2008, com a monografia sobre a cobertura das agências de notícias: Ideologia, populismo e nacionalismo no noticiário da Thomson Reuters e da Associated Press.

Começou a trajetória no jornalismo como repórter do Grupo 1 Editora,  São Paulo, em 1994, escrevendo para PenseLeve, sobre saúde e comportamento, temas que também escreveu para a revista MaisVida (extinta). Foi repórter de projetos especiais nas revistas Planeta e IstoÉ, na Editora Três, de 1995 a 1997, em São Paulo.

Passou a editor da revista da Rádio Transamérica em 1997, em São Paulo e logo após a repórter da Folha da Tarde. Escreveu sobre política, educação, criminalidade e economia para o jornal Agora S.Paulo.

Durante quatro anos foi redator e repórter nas editorias de Internacional e Geral (atual Vida &), com matérias sobre educação e políticas afirmativas no jornal O Estado de S.Paulo.

Como repórter freelancer fez reportagens sobre temas indígenas, religião, comportamento e ambiente, entre 2004 e 2006, para as revistas Época, CartaCapital, Superinteressante, Caminhos da Terra e Educação.

Simultaneamente trabalhou na agência internacional de notícias Thomson Reuters como redator e tradutor da Editoria de Geral (Internacional) stringer da editoria de Política com matérias sobre eleições, mensalão, segurança pública e outros temas.

Entrou para jornal Valor Econômico em 2006 e até 2011, trabalhou como repórter da editoria de Internacional do Valor Econômico, na redação em São Paulo, em reportagens sobre política, economia e diplomacia na América do Sul. A partir de agosto de 2011 passou a correspondente do Valor em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde permanece.

 

 

Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.valor.com.br/search/apachesolr_search/Marcos%20de%20Moura%20e%20Souza?solrsort=created%20desc&filters

http://br.linkedin.com/pub/marcos-de-moura-e-souza/24/475/165

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *