Marcos Marques

    Marcos Marques atua na área de imagem em revistas desde1988. Tem 25 anos de profissão e está em Época desde 2003, há nove anos, onde édiretor de Arte.

    Começou na revista Interview. Logo em seguida trabalhou nasrevistas AD (Arte&Decoração) e Gula.

    Criou a primeira revista de viagem do Brasil, a Travel In eo projeto gráfico da revista The Journal. Depois de alguns anos, Marcos deu umtempo com trabalho e ficou em Cancun por um ano.

    Na volta foi chamado para criar o projeto gráfico da revistaRAÇA e em seguida da revista FORBES BRASIL. Há sete anos é diretor de arte darevista ÉPOCA, onde ganhou o Prêmio Esso de 2009 e por duas vezes ganhou oPrêmio de Melhor Capa da ANER (2009 e 2010).

    Vencedor do Prêmio Jornalistas & Cia/HSBC de imprensa eSustentabilidade de 2012, na categoria Mídia Nacional/Imagem ? Criação gráfica,com a capa da matéria Rio+20 ? O futuro dele depende de nós, publicada pelarevista Época (SP). Participaram da equipe vencedora Alexandre Lucas, AndreSarmento, Anne Geddes, Daniel Pastori Pereira, Marcelo Biscola, Marco AntonioVergotti e Rafael Ramos.

    Na festa de entrega do prêmio em São Paulo, dia 30 deoutubro de 2012, Marcos concedeu ao Jornalistas&Cia a entrevista, abaixo, econtou um pouco sobre a matéria.

    Como surgiu a ideia da capa : ?A pauta surgiu de conversasdo editor executivo Alexandre Mansur com a repórter Aline Ribeiro. SegundoAlexandre, ?o ambiente da Rio+20 era um novo momento de conscientização da novageração. As crianças e adolescentes, que viverão as consequências da criseambiental atual quando virarem adultos, crescem hoje com uma exposição inéditaaos dilemas ambientais?. ?Uma vez definida a pauta, a ideia do que poderia sera capa foi uma evolução natural. Criança na capa é sempre uma imageminspiradora, pois lembra que existe um interessado em nossos cuidadosambientais, que não estamos defendendo os interesses do urso polar nem domico-leão, mas dos nossos filhos e netos. Alexandre lembrou das fotos da AnneGeddes, com as crianças em simbólica interação com a natureza. A primeira ideiafoi usar uma das fotos dela, de uma criança como parte de uma planta, parasugerir essa ligação da nova geração com a natureza. Após negociar o uso dafoto, tivemos a ideia de inserir essa referência no contexto da paisagemnatural do Rio de Janeiro, palco do encontro Rio+20?.

    Sobre sustentabilidade : ?Na Rio 92 meio ambiente estava emalta e tinha um espaço marginalizado: Era uma questão restrita às editorias ou publicaçõesespecializadas. Já Em meados dos anos 1990, o tema perdeu importância, diantede demandas sociais. Não havia sustentabilidade nenhuma. Apenas um falsoconflito entre quem defendia o uso sustentável de recursos naturais e quemdefendia priorizar as conquistas sociais. Como se fosse possível uma coisa sema outra. Esse falso dilema só foi superado com a emergência das questõesclimáticas na segunda metade dos anos 2000. Desde então, inspirados no problemacomplexo do aquecimento global causado pelo homem e suas consequências paranosso desenvolvimento, conseguimos ver que um ambiente natural e socialsaudável faz parte do presente e do futuro que queremos. Na revista quemresponde pela editoria é Alexandre Mansur.

     

     

     

    Atualizado em novembro/2012 ? Portal dos Jornalistas

     

    Fonte:

    Jornalistas&Cia – Edição 870, de 31 de outubro a 6 denovembro de 2012.