Marco Antonio Zanfra

    Marco Antonio Zanfra nasce em São Paulo no dia doze de abril de 1956 e se formou jornalista pela Fundação Cásper Libero(São Paulo/SP) em 1977.

    Iniciou a carreira ainda no ano de sua formatura. Primeiro como revisor da Folha de São Paulo, onde ficou por cerca de seis meses, em seguida passando a repórter da então, “Agência Folhas”, nas editoria de geral e polícia. Atuou em diversos veículos do grupo, sendo eles o jornal Agora, a revista Manchete, o Jornal dos Concursos, a Folha da Tarde e o Diário Popular, além da própria Folha de S.Paulo.

    Em 1992, já em Santa Catarina, foi editor em O Município(Brusque/SC) e em seguida no Jornal de Santa Catarina (Blumenau/SC). Na capital do estado, Florianópolis, atuou como repórter dos jornais O Estado e A Notícia, onde permaneceu por três anos.

    Pela extensa atuação na editoria de polícia, utilizou a experiência para escrever o Manual do Repórter de Polícia, que aborda informações sobre armas, justiça, julgamentos, medicina legal, jargões do setor policial e outros detalhes que fazem parte do dia a dia do profissional da área. O livro está disponível na internet em um blog criado pelo próprio jornalista.

    Em Florianópolis, onde vive, Zanfra passou pelas assessorias de imprensa da  Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina e do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde e está na assessoria do Departamento de Trânsito (DETRAN).

    Editou o blog Fala, Zanfra!, no qual comentava assuntos do cotidiano, com forte dose de ironia.

    Deixou o Detran, oficialmente em junho de 2011, mas ficou um ano prestando-lhes assessoria informal.

    Depois do Detran, entre julho de 2012 a abril de 2013, foi redator da empresa Palavra Comunicação, de comunicação corporativa.

    Entre maio e junho de 2013, atuou como assessor de comunicação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), autarquia municipal, saindo de lá diretamente para a Secretaria de Comunicação (a partir de 1° de julho).

    O Manual do Repórter de Polícia continua no mesmo lugar; mas o Fala, Zanfra! transformou-se em um portal de notícias e Marco Antonio deixou de atualizá-lo no início de abril de 2014. O endereço do Fala, Zanfra! no blogspot continua, mas não é atualizado desde a mudança para o portal.

    Em maio de 2016 segue como diretor de Apoio e Mídias da Secretaria Municipal de Comunicação, da Prefeitura de Florianópolis.

    Contador de 'causos' do jornalismo da época em que era repórter da Folha de S.Paulo na capital paulista é colaborador do Jornalistas&Cia em Memórias da Redação. No final de maio de 2014 Zanfra narrou o episódio Plantão de almoço que relembra o ano de 1980 quando os metalúrgicos de São Bernardo do Campo estavam em greve, Lula preso, a ditadura militar em franco processo de deterioração, o movimento sindical crescendo e parindo, pouco depois, um partido político.

    Em maio de 2016 enviou outro ‘causo’ e prometeu mais um, ambos serem publicados na história da semana.

     

     

     

    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-memorias-da-redacao%C2%A0-em-strong-%C2%A0-strong-plantao-almoco

    Informações confirmadas pelo jornalista.

    www.tudosobrefloripa.com.br

    http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/84edicao/index.htm

    Manual do Repórter de Polícia – http://manualdoreporterdepolicia.blogspot.com.br/