Marciano Menezes

    Marciano Menezes da Cunha nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 26 de março de 1964. Estudou ComunicaçãoSocial com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras deBelo Horizonte (Fafi-BH). Também é formado em Direito pelo Centro Universitáriode Belo Horizonte (Uni-BH).

    Iniciou a carreira profissional comorepórter de cidades do jornal Hoje em Dia. Nessa época, conciliava o seutrabalho no jornal com o de produtor na TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas.

    Posteriormente, atuou nas emissorasRede Bandeirantes e Rede Globo como produtor e foi Assessor de Comunicação doSindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais(SINDIFISCO-MG), onde permaneceu por dez anos.

    Em 1992, retornou para o Hoje em Diacomo repórter do caderno Minas (cidades), onde passou a cobrir os principais assuntosreferentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, principalmente os assuntos policiais.

    Na sequência, foi transferido para aeditoria de Política passando a cobrir os principais fatos e decisõespolíticas em Minas e no Brasil.

    Entre 1996 e 1999, assumiu a função deSubeditor do caderno Minas, quando, então, foi convidado a assumir o cargo deSubeditor de Política, onde permaneceu até 2002.

    Desde então, assume o cargo deSubeditor de Economia. Também assina, semanalmente, a coluna ?Confira o seuDireito? publicada no jornal, onde aborda temas relacionados aos direitos dosconsumidores.

    Marciano já escreveu vários artigospara o jornal e, dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destaca a coberturada assinatura do Protocolo de Ouro Preto, primeiro segmento do Tratado deAssunção que estabeleceu as bases institucionais para o Mercosul. A assinatura aconteceu em Ouro Preto (MG), em 1994, e reuniu diversas personalidades epresidentes dos principais países da América Latina.

    Além do seu trabalho no jornal,Marciano também é Assessor de Comunicação da Secretaria deEstado de Desenvolvimento Social (SEDESE), onde já completa 28 anos de serviços prestados.

     

     

    Atualizado em 26 de março de 2012- Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pelopróprio jornalista.